Cabeceiras de Basto prepara Semana da Proteção Civil e da Floresta
Iniciativas variadas para conhecer melhor o papel e importância da Proteção Civil e da Floresta
21 de março, 2025
A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto encontra-se a promover a Semana da Proteção Civil e da Floresta, um evento que vai decorrer entre os próximos dias 24 e 29 de março. Sob o lema “Unidos pela Floresta, Juntos pela Proteção Civil”, a iniciativa tem como destinatários a comunidade escolar, agentes locais de proteção civil e a população em geral.
A autarquia alia a celebração do Dia da Proteção Civil, que se comemora anualmente a 1 de março, ao Dia da Floresta, com o objetivo de alertar e sensibilizar a comunidade para a importância da Proteção Civil, ao mesmo tempo que se sensibiliza para a importância da conservação das florestas autóctones e se promove a preservação das espécies que integram o património natural.
Pretende-se que esta iniciativa – que tem como objetivo a união de todos, a abrangência e a partilha de conhecimento – seja dinâmica, enriquecedora e que todos fiquem a saber e conhecer melhor o papel e importância da Proteção Civil e da Floresta.
A primeira ação desta semana é a apresentação da Mascote da Proteção Civil de Cabeceiras de Basto – O Basto Guardião. A iniciativa decorre na próxima segunda-feira, dia 24 de março, no Centro Social de Cabeceiras de Basto, a partir das 10 horas.
Com o objetivo de reforçar o interesse da população mais jovem pela temática da Proteção Civil, o Serviço Municipal de Proteção Civil criou o Basto Guardião que será utilizado como mascote oficial das iniciativas dedicadas à sensibilização das crianças e jovens.
No dia 25 de março, terça-feira, é inaugurada a Base da Força de Sapadores Bombeiros Florestais de Cabeceiras de Basto do ICNF, iniciativa que será presidida pelo Secretário de Estado das Floretas, Rui Ladeira. Este novo espaço que foi instalado na antiga Escola de Lameiros terá um papel relevante na especialização e qualificação de todos os sapadores florestais da região Norte.
Para o dia 26 de março está agendada uma visita guiada ao Posto de Fomento Cinegético de Moinhos de Rei, com largada de perdizes. A ação que vai decorrer durante a manhã conta com a participação do Clube da Floresta – ‘Os Javaleiros’ – da Escola Básica da Ferreirinha de Cavez.
Da parte da tarde, realiza-se, no Pavilhão Gimnodesportivo do Arco de Baúlhe, o workshop “Instalação e Gestão de Zonas de Concentração e Apoio à População (ZCAP)” que tem como destinatários os agentes locais de proteção civil.
No dia 27 de março, na Área de Lazer do Oural – Abadim e Área de Lazer da Veiga – Bucos, decorre a plantação de bosque autóctone com lódão-bastardo, uma atividade destinada à comunidade escolar e população em geral.
No dia 28 de março, sexta-feira, no Parque do Mosteiro, realiza-se a “Exposição de Meios dos Agentes de Proteção Civil – conhecer os meios, protagonistas e intervenientes” com o intuito de sensibilizar, sobretudo a comunidade escolar, para a temática da Proteção Civil.
Neste mesmo dia, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto assinala o Dia Mundial da Árvore, da Floresta e da Poesia, uma atividade que vai decorrer na Praça da República, no Centro de Educação Ambiental e na Casa da Cultura com exposição de espantalhos e atividades lúdico-pedagógicas.
No dia 29 de março, sábado, a partir das 10 horas, no auditório dos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses, realiza-se a palestra “Voluntariado em Contexto de Emergência”.
Ao organizar a Semana da Proteção Civil e da Floresta, a Câmara Municipal pretende “manter o compromisso entre todos para, unidos e em sintonia, continuarmos a transformar Cabeceiras de Basto num concelho cada vez mais seguro e resiliente”.