Duzentos alunos dos 3.º e 4.º ano aprendem o Jogo do Pau
Introdução ao jogo do pau nas escolas do primeiro ciclo de Cabeceiras de Basto arrancou na semana passada
11 de março, 2025
A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto deu início na semana passada à divulgação e introdução do jogo do pau nas escolas do primeiro ciclo, no âmbito das Atividade Extracurriculares – Atividade Física e Desportiva. Trata-se de uma prática tradicional que é uma forma de arte marcial portuguesa que combina técnica, disciplina e cultura.
A introdução ao jogo do pau, que percorrerá todas as escolas do concelho (3.º e 4.º anos do 1.º ciclo), abrange cerca de 200 alunos com o objetivo de ensinar aos mais novos uma habilidade física, mas também promover valores como o respeito, a concentração e o trabalho em equipa.
Esta atividade, inserida no “Plano de Salvaguarda do Jogo do Pau de Cabeceiras de Basto”, pretende sobretudo destacar a importância de manter vivas as tradições culturais da região, ao mesmo tempo em que incentiva um estilo de vida ativo e saudável entre as crianças.
As aulas, conduzidas por “mestres” do jogo do pau da Associação Desportiva e Cultural de S. João Baptista de Bucos, decorrem de forma lúdica e são adaptadas à idade dos alunos, incluindo atividades focadas na coordenação motora, disciplina e autocontrole.
Além disso, o projeto tem como objetivo criar um ambiente inclusivo, onde todos os alunos possam participar e aprender em conjunto.
A iniciativa tem recebido o apoio da comunidade local, que vê no jogo do pau uma oportunidade de valorizar a cultura portuguesa e fortalecer os laços entre os alunos.
A expectativa é que, com o tempo, o projeto se expanda para outros níveis de escolaridade, promovendo ainda mais o interesse pela prática e pela história do jogo do pau em Cabeceiras de Basto que, desde dezembro de 2023, integra o Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.