Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Projeto Acelerar o Norte apresentado aos empresários cabeceirenses

Projeto tem como objetivo aumentar a competitividade do tecido económico local com a aposta na digitalização

26 de fevereiro, 2025
Projeto Acelerar o Norte apresentado aos empresários cabeceirenses
O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto encerrou ontem à tarde, 25 de fevereiro, a sessão de apresentação do projeto Acelerar o Norte, iniciativa que decorreu no auditório da Casa do Tempo e que juntou empresários de diversos setores, do concelho cabeceirense.
O projeto Acelerar o Norte tem como objetivo aumentar a competitividade do tecido económico local e projetar o norte em direção ao futuro digital. O projeto – que é apresentado à comunidade empresarial pela Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), Associação Empresarial de Portugal (AEP), a Associação da hotelaria, restauração e similares de Portugal (AHRESP) e Associação da Economia Digital Portugal (ACEPI) – apoia os empresários do Norte de Portugal dos setores do comércio, serviços pessoais e da restauração e similares.

Em Cabeceiras de Basto o encontro foi promovido pela Aceleradora de Comércio Digital de Fafe, em parceria com a Associação Empresarial de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto e inseriu-se no âmbito do “Roadshow para a Digitalização do Norte”, cujo objetivo é mostrar que a digitalização é para todos os negócios.

O programa da sessão, para além da apresentação do projeto Acelerar o Norte, contou igualmente com a apresentação de casos de sucesso de empresas que investiram na mudança e descobriram o potencial da digitalização para garantir o futuro dos seus negócios, como foi o caso da Confeções S. Pedro e da Adega dos Leões, representados pelos sócios-gerentes Pedro Teixeira e Mário Leite, respetivamente.

Coube ao diretor da Associação Empresarial de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto, José Mendes, abrir a sessão, dando as boas-vindas a todos os presentes, seguindo-se as intervenções de Francisco Salgueirinho Moreira, gestor territorial e de Capacitação do Projeto Acelerar o Norte e de Elisabete Parodi, especialista na área da Transição Digital e o Segmento da Restauração e Similares.

Na oportunidade, o presidente da Câmara Municipal, Francisco Alves, felicitando a ação e saudando a presença de todos, salientou que “num mundo cada vez mais globalizado e tecnológico, a adaptação às novas realidades digitais não e? apenas uma opção, mas uma necessidade para garantir a competitividade e a sustentabilidade dos negócios, desde o maior ao mais pequeno”.

A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto “tem assumido um papel ativo no apoio ao desenvolvimento económico local, com uma aposta na inovação e na transformação digital”, disse o edil, referindo que “um dos projetos que melhor reflete este nosso compromisso e? o Bairro Comercial Digital, uma iniciativa pioneira que visa modernizar e dinamizar o comércio local, dotando os nossos empresários das ferramentas e conhecimentos necessários para competir num mercado cada vez mais digital”.

Este projeto facilita, não só a presença online das empresas, como também promove a criação de redes colaborativas e a partilha de boas práticas, fortalecendo o tecido empresarial concelhio.

Os Bairros Comerciais Digitais são fruto de uma candidatura aprovada no âmbito do PRR. Trata-se de um projeto que vai alavancar o comércio local e que tem como parceiro a Associação Empresarial de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto.

Francisco Alves destacou, ainda, o Plano Estratégico para o Desenvolvimento Económico, que está em fase final de elaboração, iniciativa que vem, também, demonstrar a proximidade existente entre a Câmara Municipal, as empresas e os empresários.

Evidenciou, ainda, o trabalho desenvolvido no âmbito do Gabinete de Apoio ao Empresário, que tem mantido as empresas e os empresários informados de assuntos relacionados com a sua atividade, ora partilhando conhecimentos, ora prestando aconselhamento no âmbito das candidaturas que têm sido abertas no âmbito do Portugal 2030 e do PRR.

“A Câmara Municipal pretende, através destes planos e projetos, criar um ecossistema empresarial mais robusto, inovador e preparado para os desafios futuros”, acrescentou o presidente da Câmara, agradecendo a todos os que estiveram envolvidos na dinamização da sessão, bem como a todos os participantes.

A finalizar, Francisco Alves deixou uma mensagem de confiança e otimismo aos empresários: “juntos podemos construir um concelho mais dinâmico, competitivo e preparado para o futuro”.

O projeto Acelerar o Norte é um projeto financiado pela União Europeia através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e do NextGeneration EU, no âmbito da medida Aceleradoras de Comércio Digital.
Scroll