Conteúdo

Trinta e três grupos cantam as Janeiras no domingo

Apresentação de cantares das Janeiras nas suas formas mais genuínas e autênticas

17 de janeiro, 2025
Trinta e três grupos cantam as Janeiras no domingo
Trinta e três grupos sobem domingo, 19 de janeiro, ao palco do Pavilhão Gimnodesportivo de Refojos para participarem no 27.º Concurso/Encontro de Cantares das Janeiras do Concelho. Treze grupos apresentam-se ao concurso, enquanto os restantes vinte participarão no encontro, que decorrerá a partir das 14h30.
Nesta edição 2025 voltam a ser premiados os cinco primeiros classificados do concurso com os montantes pecuniários de 350 euros (1.º classificado), 300 euros (2.º classificado), 250 euros (3.º classificado), 200 euros (4.º classificado) e 150 euros (5.º classificado). Os restantes grupos participantes receberão um prémio de presença no valor de 100 euros.

Participam neste evento grupos de associações, coletividades e instituições do concelho que serão avaliados pelo júri definido para o efeito e que, nesta edição, conta com três especialistas convidados: Gil Santos (Braga), Vítor da Silva (Braga) e Sara Ribeiro (Fafe).

Na sua apreciação, o júri terá como principais critérios de avaliação a originalidade/recolha da letra e música, a execução musical, a vocalização, a apresentação em palco, e ainda a adequação dos trajes usados.

De acordo com as normas de participação, deverão ser privilegiados os instrumentos tradicionais, tais como: violas, cavaquinhos, reco-recos, flautas, acordeões, castanholas, tambores, ferrinhos, concertinas, entre outros.

O grande objetivo desta iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto é a apresentação de cantares das Janeiras, nas suas formas mais genuínas e autênticas, concretizadas na antiguidade dos cantares, na riqueza e na adequação dos instrumentos musicais e dos trajes.

Os cantares das Janeiras são uma tradição popular muito antiga e com grande valor cultural e social.

Ao promover este evento, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto pretende celebrar e preservar as tradições num salutar convívio entre a comunidade e o movimento associativo local, promovendo, em simultâneo, a partilha de valores, usos e costumes que têm vindo a ser transmitidos de geração em geração.
Scroll