Conteúdo

Dia Internacional dos Migrantes junta centena na Casa do Tempo

Iniciativa dinamizada pelo CLAIM foi aberta a todos os cidadãos migrantes

18 de dezembro, 2024
Dia Internacional dos Migrantes junta centena na Casa do Tempo
O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, acompanhado do vereador Fernando Basto, participou esta tarde na comemoração do Dia Internacional dos Migrantes, celebração assinalada oficialmente na data de hoje, 18 de dezembro.
Para festejar este dia instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Câmara Municipal organizou uma iniciativa para todos os migrantes que o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) tem vindo a apoiar, desde a sua criação, no ano de 2021. A iniciativa decorreu na Casa do Tempo de Cabeceiras de Basto.

Para além da sessão de acolhimento, onde todos receberam um “kit de acolhimento” e assistiram à projeção do vídeo promocional Cabeceiras de Basto – Terra de Encanto Natural, em língua portuguesa e legendado em inglês, o programa contou com uma apresentação de danças e músicas interculturais, com destaque para a atuação do Rancho Folclórico de S. Martinho, do Arco de Baúlhe, seguindo-se uma demonstração de danças e músicas dos cidadãos migrantes que se quiseram associar, em representação do seu país.

A celebração do Dia Internacional dos Migrantes culminou com uma mostra gastronómica/artesanal onde estiveram representados produtos gastronómicos do concelho de Cabeceiras de Basto, bem como de algumas nacionalidades, designadamente brasileira, ucraniana, francesa, paquistanesa, nicaraguense, sul africana, entre outras. A nível artesanal estiveram representados os países do Brasil e da Ucrânia.

A iniciativa foi aberta a todos os cidadãos migrantes que se quiseram associar, registando-se a presença de cerca de 100 pessoas.

Integrar e acolher os cidadãos migrantes; minimizar o efeito de isolamento e exclusão das comunidades migrantes; promover o convívio e partilha entre diferentes culturas; divulgar a dança, música, gastronomia e artesanato de diferentes países; divulgar o património Cabeceiras de Basto aos imigrantes, no sentido de conhecerem a nossa identidade cultural e história local foram os principais objetivos desta iniciativa dinamizada pelo Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes.

O CLAIM foi implementado a 1 de setembro de 2021 e apoia cidadãos da União Europeia e de países terceiros que residam no nosso concelho ou em concelhos limítrofes que não disponham deste serviço. Para além de prestar informação em diferentes áreas, o CLAIM presta apoio no processo de acolhimento e integração, promovendo a interculturalidade a nível local.
Desde a sua implementação, até ao final de novembro, o CLAIM contabiliza cerca de 3.000 atendimentos.
Scroll