Cabeceiras de Basto promoveu conferência sobre «Explorações Minerais na Região de Basto»
Informação e esclarecimento sobre este tipo de atividades económicas na região
6 de dezembro, 2024
Realizou-se esta tarde, 6 de dezembro, na Casa do Tempo de Cabeceiras de Basto a conferência “Explorações Minerais na Região de Basto” dinamizada pela Câmara Municipal com o intuito de promover o debate de ideias e de diferentes pontos de vista sobre as explorações minerais.
Coube ao presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, abrir a sessão, enquanto o presidente da Assembleia Municipal, Joaquim Barreto, encerrou a jornada de trabalho. Participaram, também, nesta iniciativa os vereadores, presidentes de Juntas de Freguesia, entre outros autarcas do município, técnicos do município e pessoas interessadas no tema das explorações minerais e público em geral.
A organização desta conferência procurou definir um painel de oradores com diferentes abordagens, contando com a presença dois diretores de serviço da Direção Geral de Energia e Geologia: Ferreira da Costa, dos serviços das Pedreiras e Patrícia Falé, do serviço de Minas, entidades responsáveis por regular e fiscalizar a atividade. O primeiro abordou o tema do “Licenciamento de pedreiras de granito ornamental”, enquanto a diretora de Serviços da DS Minas falou sobre a “Tramitação do procedimento de atribuição de direitos de prospeção e pesquisa de depósitos minerais”.
A sessão contou, igualmente, com os contributos de Alexandre Lima da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, uma pessoa do mundo académico e com vasta experiência na área. “Recursos Geológicos: Motivação e Métodos de Pesquisa” foi o tema apresentado nesta conferência.
Luís Martins, presidente do Conselho de Administração do Cluster dos Recursos Minerais de Portugal, que tem como missão promover o conhecimento e a valorização económica sustentável dos recursos minerais, dinamizando a capacidade exportadora e o valor acrescentado do sector, falou sobre “Matérias-primas críticas e estratégicas para a Europa”.
Nuno Forner, em representação da Associação Sistema Terrestre Sustentável – ZERO, entidade de caris ambientalista, que entre outros, tem como compromisso promover ações que contribuam para travar e reverter a degradação ambiental e a insustentabilidade no uso dos recursos naturais, abordou a temática “Mineração, ambiente e as pessoas”.
Todos os oradores convidados partilharam com a numerosa plateia o seu ponto de vista sobre o assunto, abrindo-se no final da sessão um período de debate/esclarecimento a todos os participantes.
Com a realização desta conferência, a Câmara Municipal pretendeu disponibilizar à população o máximo de informação possível, informando e esclarecendo os munícipes sobre este tipo de atividades económicas na região.