Conteúdo

Cabeceiras de Basto promoveu conferência sobre «Explorações Minerais na Região de Basto»

Informação e esclarecimento sobre este tipo de atividades económicas na região

6 de dezembro, 2024
 Cabeceiras de Basto promoveu conferência sobre «Explorações Minerais na Região de Basto»
Realizou-se esta tarde, 6 de dezembro, na Casa do Tempo de Cabeceiras de Basto a conferência “Explorações Minerais na Região de Basto” dinamizada pela Câmara Municipal com o intuito de promover o debate de ideias e de diferentes pontos de vista sobre as explorações minerais.
Coube ao presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, abrir a sessão, enquanto o presidente da Assembleia Municipal, Joaquim Barreto, encerrou a jornada de trabalho. Participaram, também, nesta iniciativa os vereadores, presidentes de Juntas de Freguesia, entre outros autarcas do município, técnicos do município e pessoas interessadas no tema das explorações minerais e público em geral.

A organização desta conferência procurou definir um painel de oradores com diferentes abordagens, contando com a presença dois diretores de serviço da Direção Geral de Energia e Geologia: Ferreira da Costa, dos serviços das Pedreiras e Patrícia Falé, do serviço de Minas, entidades responsáveis por regular e fiscalizar a atividade. O primeiro abordou o tema do “Licenciamento de pedreiras de granito ornamental”, enquanto a diretora de Serviços da DS Minas falou sobre a “Tramitação do procedimento de atribuição de direitos de prospeção e pesquisa de depósitos minerais”.

A sessão contou, igualmente, com os contributos de Alexandre Lima da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, uma pessoa do mundo académico e com vasta experiência na área. “Recursos Geológicos: Motivação e Métodos de Pesquisa” foi o tema apresentado nesta conferência.

Luís Martins, presidente do Conselho de Administração do Cluster dos Recursos Minerais de Portugal, que tem como missão promover o conhecimento e a valorização económica sustentável dos recursos minerais, dinamizando a capacidade exportadora e o valor acrescentado do sector, falou sobre “Matérias-primas críticas e estratégicas para a Europa”.

Nuno Forner, em representação da Associação Sistema Terrestre Sustentável – ZERO, entidade de caris ambientalista, que entre outros, tem como compromisso promover ações que contribuam para travar e reverter a degradação ambiental e a insustentabilidade no uso dos recursos naturais, abordou a temática “Mineração, ambiente e as pessoas”.

Todos os oradores convidados partilharam com a numerosa plateia o seu ponto de vista sobre o assunto, abrindo-se no final da sessão um período de debate/esclarecimento a todos os participantes.

Com a realização desta conferência, a Câmara Municipal pretendeu disponibilizar à população o máximo de informação possível, informando e esclarecendo os munícipes sobre este tipo de atividades económicas na região.
 Cabeceiras de Basto promoveu conferência sobre «Explorações Minerais na Região de Basto»
 Cabeceiras de Basto promoveu conferência sobre «Explorações Minerais na Região de Basto»
Scroll