Conteúdo

Executivo Municipal aprovou Orçamento de 29,4 milhões para 2025

Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2025 serão apreciados pela Assembleia Municipal

2 de dezembro, 2024
Executivo Municipal aprovou Orçamento de 29,4 milhões para 2025
O Executivo Municipal de Cabeceiras de Basto aprovou sexta-feira, dia 29 de novembro, um dos maiores orçamentos do município. As grandes Opções do Plano e Orçamento para o próximo ano, o último do mandato autárquico 2021-2025, ascendem a um montante global de 29,4 milhões de euros.
O PS votou a favor do Plano e Orçamento para o próximo ano, os dois vereadores do IPC abstiveram-se e os dois vereadores da Coligação “Fazer Diferente” - PPD/PSD-CDS-PP votaram contra.

Em 2025, a Câmara Municipal vai canalizar a verba de 1,5 milhões de euros para apoiar as famílias (bolsas de estudo, ação social escolar, natalidade), instituições, associações e clubes, as empresas e os empresários, agricultores e produtores de gado, as Juntas de Freguesia e a Basto Vida.

Verifica-se o cumprimento da regra do Equilíbrio Orçamental, sendo que o valor apurado da fórmula do Equilíbrio Orçamental ascende a 190 mil euros, sendo margem utilizável para endividamento é de 7,8 milhões de euros.

Das principais obras e projetos a realizar em 2025 destacamos as candidaturas já aprovadas para a requalificação do Centro de Saúde de Cabeceiras de Basto e do Centro de Saúde do Arco de Baúlhe, a implementação da Estratégia Local de Habitação que prevê a construção de 10 fogos e a implementação dos bairros comerciais digitais.

Dos destaques para 2025 realce também para: a implementação do Espaço de Atendimento Único/Espaço do Cidadão na Freguesia de Cavez; a revisão dos Autos de Transferência de Recursos celebrados com as Juntas de Freguesia, tendo em vista a atualização das verbas a transferir, que terão um aumento de 40% face aos valores atuais; a implementação do Plano de Ação para a Transição Digital do Município de Cabeceiras de Basto; o aumento do valor do apoio à natalidade, discriminando os apoios em função do número de filhos; a criação da “figura” do Provedor do Idoso, Provedor do Cidadão com Deficiência ou Incapacidade e do Provedor do Animal; a criação do “Prémio Municipal de Investigação Júlio Henriques”, para galardoar anualmente o autor, ou autores, da melhor investigação, em temáticas concelhias.

Serão também submetidas a curto prazo várias outras candidaturas para a execução de novos projetos estruturantes, em diferentes áreas, que ultrapassam o montante global de 10 milhões de euros.

As Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2025 serão apreciados pela Assembleia Municipal na sua reunião deste mês de dezembro.
Scroll