Jogo do Pau de Cabeceiras de Basto em Encontro Nacional na Ilha Terceira
Certame reuniu grupos e escolas de várias regiões de Portugal
11 de setembro, 2024
O Jogo de Pau de Cabeceiras de Basto – Património Cultural Imaterial de Portugal – participou, entre os dias 6 e 9 de setembro, no Encontro Nacional de Jogo do Pau que decorreu na Ilha Terceira, Açores. O Grupo de Jogo do Pau de Abadim e o Jogo do Pau de Bucos, com cerca de 30 pessoas, entre praticantes da modalidade e dirigentes, representaram Cabeceiras de Basto naquele encontro nacional e o balanço é muito positivo.
A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto apoiou a participação dos dois grupos cabeceirenses no Encontro Nacional de Jogo do Pau, um evento organizado pela Escola de Jogo do Pau da Casa do Povo das Quatro Ribeiras.
O certame reuniu grupos e escolas de várias regiões de Portugal, num total de 120 participantes, entre associações, escolas e grupos, com o objetivo de reforçar a importância da preservação e promoção do Jogo do Pau.
Os grupos participantes foram recebidos no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Angra do Heroísmo pelo Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores e pelo Presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, tendo feito a sua exibição pública no passado dia 8 de setembro, na Praça Velha, em Angra do Heroísmo.
O responsável pelo Grupo de Abadim, Jorge Fernandes, destacou que “estes foram dias inesquecíveis, repletos de aprendizagem e partilha, onde o espírito de equipa foi o verdadeiro protagonista”, sendo a integração com outras escolas encarada “como uma oportunidade de fortalecer a tradição desta arte marcial tão importante no panorama cultural português”.
O responsável pelo grupo do Jogo o Pau de Bucos, Manuel Oliveira, realçou a “convivência entre os membros dos vários grupos”, referindo que “são de tremenda importância para que se mantenha viva a tradição do Jogo do Pau”.