Casa do Tempo festeja 11 anos com artistas locais
E inaugura exposição dedicada ao atleta veterano Bernardino Pereira
1 de agosto, 2024
A Casa do Tempo de Cabeceiras de Basto celebra amanhã, dia 2 de agosto, a partir das 21h30, o seu 11.º aniversário com a realização do 5.º Encontro de Art'istas que vai juntar cerca de 20 performances de diferentes géneros artísticos, tais como dança, música, poesia, desenho, pintura, teatro e humor, entre outros.
A iniciativa integra, ainda, a inauguração da exposição “Bernardino Pereira, o Senhor Atletismo”, cabeceirense de 88 anos que tem alcançado, ao longo dos anos, extraordinários feitos no desporto que têm contribuído para a promoção e divulgação do concelho e para o reforço do prestígio e da imagem de Cabeceiras de Basto além-fronteiras.
Natural de Outeiro, mas a residir em Lisboa, Bernardino Pereira nunca esqueceu, nem perdeu o amor pela terra que o viu nascer. Um problema de saúde, aos 60 anos, fez com que iniciasse uma caminhada no atletismo sénior.
Em 2000 participou na Prova de Atletismo de S. Bartolomeu, em Cavez, Cabeceiras de Basto, tendo-se classificado em primeiro lugar. E, a partir daí, nunca mais parou, participando em provas de atletismo regionais, nacionais e internacionais.
A conquista de pódios nacionais e mundiais tem vindo a ser reconhecida pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto que, em 2011 e 2014, agraciou Bernardino Pereira com Votos de Louvor, Congratulação e Regozijo. Em 2016, o atleta veterano foi condecorado com a Medalha de Prata de Mérito Público e, em 2019, com a Medalha de Ouro de Mérito Público.
Hoje, com 88 anos, Bernardino Pereira continua a sua atividade desportiva, batendo recordes nacionais e internacionais. É um atleta que inspira gerações, com uma enorme vontade de vencer e uma força inabalável, sendo o exemplo maior de envelhecimento ativo com qualidade de vida, que a todos os cabeceirenses enche de orgulho.
A Casa do Tempo de Cabeceiras de Basto recebeu, até ao dia 31 de julho, 184.943 visitantes, 174.104 de nacionalidade portuguesa e 10.839 de nacionalidade estrangeira.
A Casa do Tempo de Cabeceiras de Basto, sob a marca "Conhecer é Lembrar", abriu ao público a 2 de agosto de 2013. Centro Interpretativo do concelho, vitrine da nossa história, usos, costumes, natureza, território e pessoas, a Casa do Tempo apresenta uma forte componente multimédia, que projeta as riquezas do território num futuro que se pretende seja marcado pela tecnologia e pela inovação ao serviço da população.