BUPi de Cabeceiras De Basto mantém-se no Top 10 Nacional
Valores reveladores da adesão dos munícipes e do empenho técnico do município
2 de julho, 2024
O Balcão Único do Prédio (BUPi) de Cabeceiras de Basto registou, no final do primeiro semestre 2024, o 8.º melhor resultado nacional no cadastro da propriedade rústica e mista. Em funcionamento desde 29 de novembro de 2021 na Casa da Juventude, no edifício do Mercado Municipal, o Balcão BUPi apresenta resultados que lhe asseguram a liderança do ranking dos municípios da CIM do Ave e a 2.ª melhor classificação no distrito de Braga.
A nível nacional, Cabeceiras de Basto sobe duas posições em relação ao final de 2023, surgindo agora no oitavo lugar num ranking que contempla 157 municípios.
Em novembro de 2021, o município de Cabeceiras de Basto formaliza, em conjunto com os municípios da CIM do Ave, a adesão ao BUPi iniciando o cadastro das suas 17.148 matrizes rústicas.
Dois anos e meio após a abertura, o Balcão cadastrou 45% das matrizes rústicas do município, resultado que garante posições cimeiras nos rankings regionais e nacionais.
É a freguesia de Bucos, com cerca de 58% das suas matrizes cadastradas, que melhor taxa de conclusão apresenta, seguida pela freguesia de Gondiães e Vilar de Cunhas e pela freguesia de Riodouro (53%). Por sua vez, a freguesia do Arco de Baúlhe e Vila Nune (24%), a freguesia de Basto (33%) e a freguesia de Alvite e Passos (37%) detêm as percentagens de conclusão mais baixas.
Estes valores, positivos e reveladores da adesão dos munícipes e do empenho técnico do município, devem continuar a evoluir sendo, para tal, fundamental que os proprietários que ainda não se deslocaram ao Mercado Municipal para identificarem os seus terrenos o façam enquanto vigora a fase de gratuitidade.
Com a aproximação da época do regresso dos emigrantes, o balcão inicia uma fase dedicada à receção dos proprietários que não residem habitualmente em Cabeceiras de Basto. Assim, durante os meses de julho e agosto, estes proprietários têm prioridade no atendimento no BUPi.
A Câmara Municipal relembra que todos os terrenos devem ser registados no BUPi, mesmo aqueles que já tenham registo em sede de Conservatória do Registo Predial.