Conteúdo

Câmara de Cabeceiras de Basto investe na construção de vias

Deliberações da reunião de 10 de Fevereiro de 2011

10 de fevereiro, 2011
Sob a presidência do Engº Joaquim Barreto, reuniu hoje, dia 10 de Fevereiro, no edifício dos Paços do Concelho, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto. Dos assuntos tratados, o destaque vai para a decisão do executivo municipal em avançar com a construção de novas vias, consideradas de grande importância para o desenvolvimento do concelho.
Seja ao nível da melhoria das acessibilidades de ligação à autoestrada A7/IC5 ou a ligação entre os centros urbanos das vilas do Arco de Baúlhe e de Cabeceiras de Basto, seja ao nível da criação de novos corredores de circulação capazes de potenciar a mobilidade no concelho, nomeadamente na vila sede do município, com o objectivo de melhorar a ligação e circulação entre os vários lugares e desta forma, permitir o desvio de um importante fluxo de trânsito do seu centro.

Assim sendo, a Câmara autorizou a expropriação de uma parcela de terreno com área de 7.926,00m2 destinada à construção da Variante à EN 205 entre Lameiros e a sede do concelho. Construção esta, cujo Concurso Público para a realização da 1ª fase da empreitada foi igualmente submetido, nesta reunião, a uma alteração ao programa de procedimento.

Ainda no que se prende com a execução desta via, o executivo municipal autorizou a aquisição de uma parcela de terreno no lugar de Calvelos da freguesia de Refojos, com área de 2.507,00 m2, pelo montante de 45.126,00euros.

Trata-se por isso, de um investimento que a autarquia efectua com o objectivo de melhorar as acessibilidades ao concelho e entre os principais núcleos urbanos, em cujo perímetro se encontram também localizados vários parques empresariais geradores de grande tráfego de viaturas e de pessoas.

Por sua vez, no que se prende com a execução da ‘estrada de ligação da Cachada (EN 205) a Vinha de Mouros’, via cuja construção além de criar novas bolsas de expansão urbana, permitirá também o acesso a diversos equipamentos e serviços municipais, o executivo decidiu proceder à expropriação de uma parcela de terreno de 825,00m2 no lugar da Cachada.

Uma decisão que representa um importante passo para a concretização desta nova artéria que uma vez construída melhorará a mobilidade de pessoas e veículos.

Por fim, no que às vias diz respeito, o executivo autorizou ainda a celebração de um contrato de cedência de uma parcela de terreno com área de 12,00m2, no lugar do Pinheiro, para a construção da ‘Variante Sul’ que fará a ligação entre o Barbeito e a Avenida Capitães de Abril.

Três vias, que representam um importante investimento nas acessibilidades e consequentemente na melhoria da circulação de pessoas de diferentes lugares e freguesias e no bem estar de visitantes e municípes.
Scroll