Conteúdo

Recolha de biorresíduos avança em Cabeceiras de Basto

A partir de amanhã, 2 de julho

1 de julho, 2024
Recolha de biorresíduos avança em Cabeceiras de Basto
De acordo com o anunciado no passado mês de maio, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto vai dar início à recolha de biorresíduos a partir de amanhã, dia 2 de julho. Os contentores (castanhos) já estão instalados na via pública, junto aos atualmente existentes, onde os utilizadores podem, a partir de agora, despejar os seus contentores individuais.
A Câmara Municipal informa que tem, ainda, disponível para entrega contentores particulares (individuais) que podem ser solicitados através do preenchimento do formulário disponível em: https://forms.gle/7iDih7uX65X9WAzm9

O circuito de recolha dos biorresíduos terá lugar às terças-feiras, a partir de amanhã, dia 2 de julho. Nesta primeira fase, o circuito será semanal, com início às 15 horas, nas vilas do Arco de Baúlhe e em Cabeceiras de Basto, pelo que os munícipes que já possuam contentores de 40 litros ou maiores podem colocar os mesmos na via pública, junto à porta da sua residência ou estabelecimento, a partir das 15 horas de terça-feira.

Nestes novos contentores de biorresíduos devem ser colocados: resíduos alimentares sólidos; restos de legumes; cascas de fruta; alimentos não cozinhados; restos de pão e bolos, borras de café, saquetas de chá; toalhas, toalhetes e guardanapos de papel.

Não podem ser colocados nestes contentores: resíduos líquidos; embalagens e recipientes; copos, talheres, pratos, chávenas; papéis impressos ou papel de alumínio; fraldas; caricas e rolhas; beatas; e têxteis e lâmpadas.

Esta iniciativa tem como objetivo reduzir as quantidades de resíduos depositados em aterro, mas também a valorização orgânica desses mesmos resíduos.

A iniciativa insere-se no âmbito do Projeto de Recolha Seletiva de Biorresíduos, financiado pelo Fundo Ambiental, nos centros das vilas de Cabeceiras de Basto e do Arco de Baúlhe.
Scroll