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Crianças mostram como «Do Lixo se faz Música»

Campanha pretende sensibilizar para a importância da reciclagem

25 de junho, 2024
Crianças mostram como «Do Lixo se faz Música»
São 72 mãozinhas a postos para a ação. Ouvidos atentos, com algumas distrações, ou melhor… grande entusiasmo pelo meio. Os materiais à sua frente são todos reciclados. Há plásticos, cartões, panelas, bidons e até chaves e cd’s velhos…. mas há também as garrafinhas e os boiões em vidro, aos quais será dada especial atenção. As vozes estão a ser afinadas e as letras vão surgindo sob a máxima GLASS IS GOOD… RECICLA ATÉ AO INFINITO.
Estão, assim, conjugados todos os ingredientes para um espetáculo diferente, criativo e muito especial que é o culminar do workshop “Do Lixo se faz Música”, iniciativa integrada no âmbito do projeto promovido pelo município de Cabeceiras de Basto e cofinanciado pela Sociedade Ponto Verde, cujo objetivo é aumentar as taxas de recolha em ecoponto verde.

Os protagonistas deste workshop “Do Lixo se faz Música” são os alunos do 4.º ano de duas turmas da Escola Professora Filomena Mesquita, 36 alunos, e o “maestro” é o músico Paulo Coelho, formador deste projeto.

Todo o trabalho desenvolvido ao longo de três workshops com as crianças culminará com a apresentação de um espetáculo que vai acontecer já esta semana, mais concretamente na quinta-feira, dia 27 de junho, durante a festa do final do ano letivo da Escola Professora Filomena Mesquita, festa esta aberta especialmente à comunidade escolar.

O workshop “Do Lixo se faz Música” está integrado no âmbito de um projeto mais vasto que contempla quatro fases, sendo esta, com as crianças das escolas, a segunda fase.

Está assim tudo a postos para o grande concerto “Do Lixo se faz Música” que promete surpreender com as técnicas e materiais usados, mas também pelo talento das crianças que vão tocar, pela primeira vez, instrumentos únicos e muito característicos.

Ao dinamizar a campanha “Glass is good – Recicla até ao infinito”, a Câmara Municipal pretende sensibilizar a comunidade educativa e a população em geral para a importância da reciclagem do vidro, atingindo um grande objetivo que é aumentar as taxas de reciclagem até 2025, alcançando a meta dos 75%.

De acordo com Sérgio Castro, da Creative TAG, empresa responsável pela implementação da campanha de sensibilização no terreno, “o foco deste workshop Do Lixo se faz Música é a sustentabilidade e a recuperação de resíduos”. As crianças “já estão ambientadas com as questões da sustentabilidade e da reciclagem e fomos muito bem recebidos”, disse Sérgio Castro, afirmando que se trata de “um projeto diferenciador que conjuga a vertente musical com a amplitude criativa”.

De acordo com o responsável, o formador do projeto Paulo Coelho, que está ligado à Casa da Música, “aceitou o desafio de trabalhar também o vidro”, ele que se tem dedicado, através da arte musical, à sustentabilidade e à reutilização dos materiais tendo, inclusive, desenvolvido um projeto dedicado à fauna e flora.

Recorde-se que a campanha promovida pela Câmara Municipal e cofinanciada pela Sociedade Ponto Verde contempla quatro fases. A 1.ª fase consistiu na sensibilização do Canal HORECA (hotéis/alojamentos turísticos, restaurantes, cafés e pastelarias) com o objetivo de aumentar as taxas de recolha de vidro em ecoponto. “Correu muito bem e a adesão foi ótima”, destacou Sérgio Castro.

Nesta 2.ª fase mais voltada para a comunidade escolar, em que está a ser dinamizado o workshop “Do Lixo se faz Música”, a ideia é “capacitar as crianças, educando e sensibilizando de forma criativa”, explicou Sérgio Castro da Creative TAG.

A 3.ª fase, em data a anunciar, será marcada pela criação/apresentação de um “Guia Prático” para uma gestão sustentável dos resíduos, “uma espécie de viagem pelo vidro”, mostrando ao cidadão “o que acontece ao vidro desde o momento em que este é colocado em ecoponto até à sua nova utilização”, esclareceu Sérgio Castro, realçando que “o vidro é 100% reutilizável”.

A 4.ª e última fase será dedicada à apresentação dos resultados, em data, também, a anunciar.

Associada a todo este projeto promovido pelo município de Cabeceiras de Basto está, igualmente, uma campanha fotográfica e videográfica e ainda um spot publicitário que conjuga a campanha de sensibilização com um enquadramento do território.

Ao dinamizar iniciativas como esta que promovem a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento sustentável, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto procura também garantir a qualidade de vida das gerações futuras.

GLASS IS GOOD… RECICLA ATÉ AO INFINITO.


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