Conteúdo

Vinho Verde é «rei» este fim de semana em Cabeceiras de Basto

Evento conta com um total de 42 expositores e variado programa de animação

19 de junho, 2024
Vinho Verde é «rei» este fim de semana em Cabeceiras de Basto
Abre ao público esta sexta-feira à tarde, a partir das 17 horas, a 3.ª edição da Feira do Vinho Verde e dos Produtos Locais de Cabeceiras de Basto, certame que é oficialmente inaugurado, uma hora depois, a partir das 18 horas, na Praça Neuville-sur-Sâone, junto ao Pavilhão Gimnodesportivo de Refojos.
A feira, que decorre de 21 a 23 de junho tem como principal objetivo promover os vinhos verdes produzidos na região, a gastronomia típica, o turismo e o património cultural.

Este evento com dimensão regional conta com um total de 42 expositores, sendo dez produtores de vinho do concelho, designadamente: Vinhas da Azenha de Cavez, Adega dos Leões, Casa da Tojeira, Casal de Morgade, Casa do Barroso, Quinta de Fundevila, Casa da Soutosa, Quinta do Tapadinho, Quinta dos Carvalhinhos e Praça dos Vinhos.

A par dos vinhos verdes, o certame conta com oito espaços de promoção agro-alimentar, com destaque para o mel, doces, broa, azeite, queijo, entre outros; dois estabelecimentos gastronómicos; três tasquinhas e ainda sete produtores/artesãos locais com produtos hortícolas e artesanato.

Para complementar o certame, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto delineou um programa de animação muito diversificada com bandas de música, charangas, Dj´s, concertinas, folclore, jogo do pau, mas também showcooking, workshops, caminhada, entre outras atividades.

No sábado, dia 22, a partir das 17h30, terá lugar um evento de prova de vinhos verdes e produtos locais. Este evento proporcionará uma oportunidade única para os participantes explorarem a diversidade e qualidade dos Vinhos Verdes da região, em harmonia com produtos gastronómicos locais de excelência. A Feira do Vinho Verde e Produtos Locais é uma celebração anual que realça a qualidade destes vinhos e dos produtos endógenos.

Os Vinhos Verdes de Cabeceiras de Basto destacam-se pela sua frescura e caráter único, influenciados pelo clima atlântico desta região. “São conhecidos por serem leves, frescos e ligeiramente efervescentes, caracterizados pelas castas predominantes como Loureiro, Arinto e Trajadura, que garantem diversidade e qualidade na produção vinícola local”.

A condução desta experiência estará a cargo de Isabela Bastos, “uma apaixonada pelo vinho com vasta formação na área e reconhecida por criar conteúdos promocionais para roteiros enoturísticos de norte a sul de Portugal”. A especialista guiará os participantes através de uma experiência sensorial única, destacando as melhores combinações entre Vinhos Verdes e os sabores autênticos dos produtos endógenos, como os Miguelitos (doce cabeceirense), os enchidos (presunto, chouriça e salpicão) e o mel.

Estão assim conjugados os melhores ingredientes para a terceira edição da Feira do Vinho Verde e dos Produtos Locais que se espera que seja mais um sucesso em Cabeceiras de Basto.
Scroll