Conteúdo

Granfondo Terras de Basto aguarda 900 participantes a 16 de junho

Quatro concelhos das Terras de Basto, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Mondim de Basto e Ribeira de Pena são parceiros

5 de junho, 2024
Granfondo Terras de Basto aguarda 900 participantes a 16 de junho
Cabeceiras de Basto aguarda a presença de 900 participantes naquela que é a 2.ª edição do Granfondo Terras de Basto, evento que foi apresentado ontem, 4 de junho, ao final da tarde nos Claustros do Mosteiro de S. Miguel de Refojos.
A iniciativa contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Fernando Basto, em representação do presidente da Câmara Municipal; vice-presidente do Turismo Porto e Norte de Portugal (TPNP), Cancela Moura; presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto, Bruno Ferreira, também em representação da Probasto; vereadora do Desporto  da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Carla Lousada; vereadora da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Maria José Marinho; CEO da Cabreira Solutions, João Cabreira; entre outros convidados.

A iniciativa organizada pela Probasto com o apoio da empresa “Cabreira Solutions” tem como parceiros os quatro concelhos das Terras de Basto, designadamente Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Mondim de Basto e Ribeira de Pena.

Agendado para o dia 16 de junho, o Granfondo Terras de Basto conta já com cerca de 900 inscritos de vários pontos do país e do mundo, contando-se, até ao momento, 15 nacionalidades diferentes. A edição 2024 parte de Cabeceiras de Basto e chega a Cabeceiras de Basto.

A prova integra três percursos, com três distâncias diferentes – Minifondo (61km), Mediofondo (96km) e Granfondo (140km) – adequados às capacidades e objetivos de cada atleta. São percursos desafiadores que irão explorar as belas paisagens naturais das Terras de Basto.

A par do Granfondo a realizar no domingo, 16 de junho, o programa prevê, ainda, a realização do Granfondinho para crianças dos 3 aos 12 anos de idade, no sábado, dia 15 de junho, no Campo do Seco, cujo objetivo é estimular a prática de desporto com recurso à bicicleta. A programação, com atividades para toda a família, inclui também uma caminhada solidária aberta à participação de toda a comunidade.

Na oportunidade, o vice-presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto salientou que “o Grafando Terras de Basto traz mais-valias a toda a nossa região, muito especialmente no que diz respeito à promoção do turismo e ao estímulo à economia local”. E acrescentou: “estou certo de que os ciclistas e espectadores levarão consigo boas experiências e excelentes recordações, que os farão querer voltar”.

Fernando Basto desejou que “este evento, rotativo pelas Terras de Basto, possa crescer e consolidar-se, ano após ano”, concluindo “são muitos os pontos que temos em comum, é amplo o património material e imaterial que partilhamos, mas é ainda maior o sentimento de pertença que nos une”.

Na sua intervenção, o vice-presidente do Turismo Porto e Norte de Portugal, Cancela Moura, enalteceu a “forte componente promocional do território” que este tipo de eventos acarreta, referindo que “são uma ótima forma para dar a conhecer a cultura e o património”. E finalizou: “este é um evento de turismo ativo e é objetivo do Turismo do Porto e Norte de Portugal dar notoriedade a este tipo de locais. É um compromisso sério que temos com a coesão territorial” e com os municípios de baixa densidade.

Em representação da Probasto, o presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto, Bruno Ferreira, começou por afirmar que “os municípios deram a primeira pedalada para que este evento pudesse ser uma realidade, num espírito colaborativo” e que conta com “o envolvimento de todos”. Considerando o desporto como “fator de desenvolvimento social e humano”, Bruno Ferreira destacou os “impactos (positivos) económicos que o turismo tem na nossa região”. O presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto afirmou que “este evento tem garantia de sucesso”.

Por seu turno, o CEO da empresa Cabreira Solutions, João Cabreira, sublinhou que “esta edição conseguiu superar os números do ano anterior, fator que revela o sucesso do evento”, e que este, “é um evento inclusivo. O objetivo é que os participantes conheçam a gastronomia, a cultura, as paisagens incríveis, a genuinidade das pessoas”, disse João Cabreira, elogiando a hospitalidade das gentes de Basto.

As Terras de Basto preparam-se, assim, para um fim de semana de grandes emoções à boleia do ciclismo.
Desporto e turismo andarão de ‘mãos dadas’, com os participantes a percorrerem os pontos mais emblemáticos dos concelhos de Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Mondim de Basto e Ribeira de Pena.
Granfondo Terras de Basto aguarda 900 participantes a 16 de junho
Scroll