Conteúdo

Jogo do Pau de Cabeceiras de Basto em destaque no ISCET no Porto

Na conferência foi apresentada a Fundamentação Científica da Candidatura do Jogo do Pau

3 de junho, 2024
Jogo do Pau de Cabeceiras de Basto em destaque no ISCET no Porto
O vice-presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Fernando Basto, em representação do presidente da Câmara, esteve esta manhã, 3 de junho, no Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo (ISCET), no Porto, no âmbito da iniciativa de Divulgação da Arte do Jogo do Pau de Cabeceiras de Basto - Património Imaterial de Portugal.
Nesta iniciativa marcaram presença Adalberto Dias de Carvalho, diretor do ISCET; João Abreu, docente do ISCET e coordenador do projeto de candidatura do Jogo do Pau a Património Imaterial de Portugal; Lídia Aguiar, docente do ISCET e colaboradora na mesma candidatura; Marta Cunha, docente do ISCET; Manuel Oliveira, presidente da Associação Desportiva e Cultural S. João Baptista de Bucos; e ainda elementos dos grupos do Jogo do Pau de Bucos e de Abadim.

Durante a conferência, que decorreu ao longo da manhã, no auditório do ISCET, foi apresentada a Fundamentação Científica da Candidatura do Jogo do Pau a Património Imaterial de Portugal, bem como a própria Candidatura.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Fernando Basto, falou aos presentes sobre os “Impactos da Aprovação da Candidatura para o desenvolvimento do concelho e da região”, enquanto o presidente da Associação Desportiva e Cultural S. João Baptista de Bucos, Manuel Oliveira, abordou a temática da “Sustentabilidade do Jogo do Pau e as Futuras Gerações”.

“Foi com grande satisfação que no final do ano de 2023 vimos inscrito o Jogo do Pau de Cabeceiras de Basto no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial” disse Fernando Basto, realçando “o culminar de mais de 3 anos de trabalho em prol da valorização da tradição do Jogo do Pau, arte que queremos dar a conhecer melhor à população, mas também, cativar novos praticantes da modalidade”.

De acordo com o vice-presidente da Câmara, “o grande objetivo é criar um Núcleo Museológico do Jogo do Pau, núcleo este que deverá ser integrado no Museu das Terras de Basto”.

Sobre os impactos da aprovação da candidatura, “acreditamos que traz muitos e positivos benefícios, não só para a valorização e para a promoção do Jogo do Pau, mas também para o desenvolvimento do turismo e da economia local e regional”, afirmou Fernando Basto.

No final, os elementos dos grupos do Jogo do Pau de Bucos e de Abadim presentes na iniciativa fizeram uma demonstração do Jogo do Pau no recinto exterior do ISCET.
Scroll