Conteúdo

Seminário Internacional está consolidado e deve continuar

Livro de Atas do VI Seminário Internacional foi apresentado na Casa do Tempo

3 de junho, 2024
Seminário Internacional está consolidado e deve continuar
Na manhã de 1 de junho foi apresentado na Casa do Tempo de Cabeceiras de Basto o Livro de Atas do VI Seminário Internacional “Ora et Labora - Ecologia, Ética e Estética em Ambiente Monástico”, evento que se realizou nos dias 27 e 28 de julho de 2023 e que reuniu, à semelhança das edições anteriores, renomados especialistas que apresentaram relevantes comunicações sobre a presença dos Beneditinos em Cabeceiras de Basto.
Essas intervenções permitiram um aprofundar do conhecimento  sobre o Nosso Mosteiro, sobre a história, cultura e identidade de Cabeceiras de Basto.

Coube à vereadora da Cultura, Carla Lousada, em representação do presidente da Câmara Municipal, abrir a sessão, que contou também com as intervenções de Paula Pinto da Costa, diretora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), de Maria João Oliveira e Silva, investigadora do Centro de Investigação Transdisciplinar ‘Cultura, Espaço e Memória’ da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (CITCEM/FLUP) e a quem coube apresentar a obra, bem como de Pedro Vilas Boas Tavares, coordenador do Centro de Estudos Beneditinos.

Estiveram também presentes nesta sessão de apresentação do Livro de Atas, o vice-presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Baso, Fernando Basto, o vereador Jorge Machado, Fátima Carvalho, em representação do presidente da Assembleia Municipal, investigadores do CITCEM/FLUP, entre outros académicos e estudiosos interessados pelas questões ligadas à valorização e defesa do Património Cultural e público em geral.

Na sessão de abertura, a vereadora Carla Lousada reconheceu e expressou “gratidão ao CITCEM/FLUP pela valiosa colaboração e à Comissão Organizadora pelo precioso trabalho desenvolvido, desde as ideias e os conceitos a abordar à concretização deste importante evento em Cabeceiras de Basto”.

As comunicações e estudos que têm vindo a ser apresentados possibilitaram um conhecimento cada vez mais rico e profundo sobre este património de caráter excecional que é o Nosso Mosteiro, o Mosteiro de S. Miguel de Refojos. E, por isso, deixou a todos os oradores “sentido agradecimento pelos contributos dados e pelos saberes que nos têm transmitido”.

Depois de recordar Frei Geraldo e agradecer todo o acervo doado ao Centro de Estudos Beneditinos e de fazer referência à recente e precoce partida do orador do último seminário José Carlos da Silva Carvalho, a vereadora desafiou os presentes a “continuarem ao nosso lado na promoção do conhecimento sobre o Nosso Mosteiro e sobre a presença dos beneditinos em Cabeceiras de Basto”.

Coube a Maria João Oliveira e Silva, investigadora do CITCEM/FLUP, apresentar o Livro de Atas do VI Seminário Internacional, fazendo uma referência sumária a todas as intervenções realizadas no âmbito dos seis painéis temáticos que integraram o seminário realizado em julho de 2023.

Maria João Oliveira e Silva considerou estas seis edições do Seminário Internacional e respetivas seis publicações dos Livros de Atas, “louvável e que deve ser aplaudido” pois a organização deste evento “soube manter a sua essência, mas soube também renovar-se”.

Na sua intervenção, Paula Pinto da Costa, diretora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, realçou, à semelhança dos restantes oradores, que “o caminho está consolidado e deve ser continuado”.
A diretora da FLUP falou da “beleza do historiador” e da “importância de fazer ciência”, realçando a “importância de saber levar” essa ciência e história “a todos” os que não as conhecem.

Por seu turno, Pedro Vilas Boas Tavares, coordenador do Centro de Estudos Beneditinos, enaltecendo a aposta do município na dinamização do Seminário Internacional, lançou o apelo para que a iniciativa “continue” acreditando que “é uma aposta segura”.

Pedro Vilas Boas Tavares agradeceu, ainda, a colaboração e o empenho de todos os investigadores e especialistas que cooperaram com a Comissão Organizadora e que se empenharam no desenvolvimento de temas/trabalhos que permitiram o aprofundar dos saberes sobre o património local.

Esta iniciativa integrou-se no programa da edição 2024 da Feira do Livro de Cabeceiras de Basto, certame que decorre desde ontem e que termina, amanhã, 2 de junho, na Praça da República, em pleno centro da vila.
Scroll