Serviço Educativo especialmente para avós e netos
Museu das Terras de Basto apresentou programa de actividades para 2011
3 de fevereiro, 2011
O Museu das Terras de Basto apresentou no passado dia 3 de Fevereiro, o Serviço Educativo para o corrente ano de 2011. O programa contempla um conjunto de actividades lúdico-pedagógicas que pretendem chegar a todas as faixas etárias.
A sessão, que decorreu no Núcleo Ferroviário do Arco de Baúlhe, contou com a presença dos representantes dos Agrupamentos de Escolas dos concelhos de Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Mondim de Basto, Ribeira de Pena, Vieira do Minho e da Escola Profissional de Fermil de Basto.
Dando as boas-vindas aos professores convidados, o vereador da Cultura, Dr. Domingos Machado, assegurou que “as portas do Museu estarão sempre abertas” para receber as escolas.
Depois de fazer uma breve apresentação do Museu das Terras de Basto, a directora deu a conhecer o programa de actividades e os principais objectivos, desafiando a comunidade educativa a visitar o espólio existente e a participar nas acções propostas pois “faz todo o sentido trabalhar em rede”, disse a Dra. Isabel Fernandes.
A história dos comboios em Portugal e no mundo é o ponto de partida para o programa diversificado que disponibiliza uma variedade de iniciativas capazes de atrair os diferentes públicos ao Núcleo Ferroviário do Arco de Baúlhe, uma das três valências do Museu das Terras de Basto.
Exposições de comboios europeus e americanos e Cinema no Museu são alguns dos destaques do Serviço Educativo que está, ainda, a preparar acções destinadas a comemorar o Dia do Pai (de 15 a 18 de Março), a Páscoa no Museu (em Abril), o Dia da Mãe (de 3 a 6 de Maio), a Semana dos Museus (de 17 a 24 de Maio), a Semana da Criança (de 31 de Maio a 3 de Junho), o S. Martinho (11 de Novembro) e o Natal no Museu (no mês de Dezembro).
Ao longo do ano, no cantinho da pequenada, as crianças são convidadas a desenvolver várias actividades relacionadas com os comboios, desde a pintura ao desenho, passando pelos labirintos, sopa de letras e jogos de diferenças.
Tendo como destinatários os Lares e Centros de Dia, o Museu das Terras de Basto está a preparar a acção ‘Cozinhas das nossas avós: sabores tradicionais de Cabeceiras de Basto’, uma actividade que inicia neste mês de Fevereiro e termina em Maio. A iniciativa, dedicada à gastronomia, convida os participantes a recordar velhas vivências e tradições em torno dos manjares de outros tempos.
Todas as actividades propostas são gratuitas e destinam-se, na sua maioria, ao ensino pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos. Os alunos da catequese, os utentes dos Lares e Centros de Dia e o público em geral são também convidados a visitar o Museu, passando pela exposição ‘Comboio a comboio se percorre… o mundo’ que está patente até ao final do ano.
Aproveitando esta oportunidade, a administradora da Emunibasto, Dra. Fátima Oliveira, deu a conhecer aos representantes dos Agrupamentos de Escolas da região outros equipamentos municipais ao dispor da comunidade educativa, nomeadamente o Centro de Educação Ambiental (mini golf e parque de merendas), a Escola Fixa de Trânsito, o Centro Hípico de Vinha de Mouros e a Biblioteca Municipal Dr. António Teixeira de Carvalho.