Conteúdo

Iniciativa da UCC de Cabeceiras de Basto marcada por acontecimentos insólitos

Objetivo é potenciar práticas inclusivas, diminuindo a discriminação em razão da orientação sexual e da identidade de género

15 de maio, 2024
Iniciativa da UCC de Cabeceiras de Basto marcada por acontecimentos insólitos
A convite da Unidade de Cuidados à Comunidade (UCC) de Cabeceiras de Basto, a vereadora Carla Lousada participou ontem à noite, 14 de maio, na ação de sensibilização “Diversidade, género e orientação sexual” que decorreu no auditório da Casa do Tempo.
Após a sessão de abertura, marcada pela atuação da Academia de Música de Cabeceiras de Basto e dos cumprimentos de boas-vindas, a sessão foi interrompida pela intervenção de um membro da Associação Habeas Corpus que provocou distúrbios no auditório (instigando a plateia a abandonar a sala), incidente que motivou a chamada/presença da GNR no local.

Após a intervenção da GNR, que colocou termo à confusão que se gerou no auditório, a sessão retomou a normalidade com o Projeto Bússola, mais concretamente com as intervenções das psicólogas Inês Gonçalves e Raquel Guimarães.
Usaram ainda da palavra as enfermeiras Anabela Rodrigues e Marisa Gomes da equipa da Unidade de Cuidados à Comunidade de Cabeceiras de Basto e, ainda, a coordenadora da UCC, enfermeira Cidália Coutinho.

A UCC de Cabeceiras de Basto, em parceria com o projeto Bússola, dinamizou esta ação com o objetivo de informar a população sobre questões de género e orientação sexual, “de forma a potenciar práticas inclusivas, diminuindo assim a discriminação em razão da orientação sexual e da identidade de género”.

A vereadora Carla Lousada lamentou o triste episódio, demonstrando a sua preocupação com os factos ocorridos, afirmando que “o que aqui se passou hoje, não pode repetir-se”.

Perante o sucedido foi apresentada queixa na GNR de Cabeceiras de Basto.
Scroll