Conteúdo

Fogo Controlado para gestão de combustíveis e renovação de pastagens

Pelos baldios da Uz e Vilar, Bucos, Cabeceiras de Basto, Riodouro e Gondiães.

18 de abril, 2024
Fogo Controlado para gestão de combustíveis e renovação de pastagens
Com o objetivo de operacionalizar o Plano Municipal de Fogo Controlado de Cabeceiras de Basto, estão a decorrer no Perímetro Florestal da Serra da Cabreira várias ações de queima prescrita dispersas pelos baldios da Uz e Vilar, Bucos, Cabeceiras de Basto, Riodouro e Gondiães. Para além da gestão de combustíveis, estas ações têm, também, como objetivo promover a renovação de pastagens direcionadas ao pastoreio extensivo local.
As ações são coordenadas pelo ICNF e têm a participação operacional da Força de Sapadores Bombeiros Florestais sediada no município, do Corpo Nacional de Agentes Florestais, das Equipas de Sapadores Florestais concelhias, da Brigada de Sapadores Florestais da CIM do Ave, dos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses, do Gabinete Técnico Florestal de Cabeceiras de Basto e de vários técnicos e operacionais de queima pertencentes ao Agrupamento de Baldios de Cabeceiras de Basto, Afocelca e outros municípios vizinhos.

A execução destas ações é articulada com a Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais, com os Órgãos Gestores de Baldios e com os próprios pastores locais.

De referir que desde 2021, ano de aprovação Plano Municipal de Fogo Controlado, foram objeto de queimas prescritas um total de 346 hectares que tiveram como objetivos a defesa da floresta contra incêndios rurais (227 hectares) e a renovação de pastagens (119 hectares), estando previsto no presente ano a continuidade deste trabalho nos territórios comunitários do concelho.
Fogo Controlado para gestão de combustíveis e renovação de pastagens
Scroll