Conteúdo

«D. Nuno Álvares Pereira» junta historiadores em Cabeceiras de Basto

Objetivo principal foi o reforço da identidade local e a preservação da memória coletiva

15 de abril, 2024
«D. Nuno Álvares Pereira» junta historiadores em Cabeceiras de Basto
Os presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, Francisco Alves e Joaquim Barreto, respetivamente, assistiram na noite de sexta-feira, 12 de abril, à “Tertúlia Nun’Álvares Pereira – na memória popular, nas letras e nas artes” que decorreu na Casa do Tempo, evento durante o qual foi evocada a vida de D. Nuno Álvares Pereira – célebre português casado com a nobre senhora das Terras de Basto, Leonor de Alvim – que, após o casamento, viveu em Pedraça.
A ação de Nuno Álvares Pereira foi decisiva na guerra contra Castela – determinante para a independência do reino de Portugal – com destaque para a Batalha de Aljubarrota.

Esta sessão serviu, por isso, de homenagem e memória daquele que, para muitos portugueses, sempre foi o Santo Condestável, canonizado em Roma pelo Papa Bento XVI a 26 de abril de 2009.

Foram oradores nesta tertúlia Ana Líbano Monteiro, Maria Helena Vilas-Boas Alvim e João Barroso da Fonte, sendo moderador o coordenador do Centro de Estudos Beneditinos, Pedro Vilas Boas Tavares.

Na oportunidade, foi partilhado com o público “o percurso de guerreiro, grande senhor e santo, figura invulgar que merece ser celebrada como referência da Portugalidade”.

Marcaram, igualmente, presença nesta iniciativa vereadores, os presidentes das Juntas de Freguesia de Pedraça e de Refojos, Outeiro e Painzela, entre outros autarcas, demais convidados e público em geral.

A iniciativa contou com a atuação do Grupo de Bombos da ANAP – Associação Nuno Álvares de Pedraça e do Grupo Coral da Freguesia de Santa Marinha de Pedraça que, no início da sessão, interpretou o Hino da Freguesia de Pedraça. Seguiu-se a entrada dos símbolos de Nuno Álvares Pereira, acompanhados pelo rufar de caixa, da Bandeira do Reino de Portugal, do estandarte de D. Nun’ Álvares Pereira, da réplica de espada de D. Nun’ Álvares Pereira e da imagem religiosa de São Nuno de Santa Maria.

Todos os participantes receberam a pagela da Cruzada Nacional de Orações pela Canonização do Beato Nuno de Santa Maria (1949), sendo oferecida ao representante do Conselho Económico da Igreja de Santa Marinha de Pedraça a placa alusiva à passagem das Relíquias de D. Nun’Álvares Pereira na freguesia de Pedraça, a 7 de abril de 1961, aquando da sua peregrinação por Portugal.

No final, o Grupo Coral de Santa Marinha de Pedraça interpretou o Hino do Beato Nuno de Santa Maria.
A iniciativa contou, ainda, com uma mostra bio-bibliográfica no espaço da receção da Casa do Tempo.

A dinamização desta iniciativa teve como objetivo o reforço da identidade local e a preservação da memória coletiva, perpetuando a vida e os feitos de ilustres personalidades ligadas ao concelho – como D. Nuno Álvares Pereira – que, pela sua ação, contribuíram para engrandecer e difundir o nome de Cabeceiras de Basto.

O evento foi organizado pela Câmara Municipal, através do Centro de Estudos Beneditinos de Cabeceiras de Basto - Prof. Doutor Frei Geraldo Coelho Dias, O.S.B., em colaboração com a Junta de Freguesia de Pedraça.
Scroll