Conteúdo

Centro de Estudos Beneditinos evoca D. Nuno Álvares Pereira

«Tertúlia Nun’Álvares Pereira – na memória popular, nas letras e nas artes» realiza-se amanhã à noite na Casa do Tempo

11 de abril, 2024
Centro de Estudos Beneditinos evoca D. Nuno Álvares Pereira
A Câmara Municipal, através do Centro de Estudos Beneditinos de Cabeceiras de Basto - Prof. Doutor Frei Geraldo Coelho Dias, O.S.B. e em colaboração com a Junta de Freguesia de Pedraça, evoca amanhã à noite, dia 12 de abril, a partir das 21h30, a vida de D. Nuno Álvares Pereira.
Durante a “Tertúlia Nun’Álvares Pereira – na memória popular, nas letras e nas artes”, que vai decorrer no auditório da Casa do Tempo, será partilhado com o público “o percurso de guerreiro, grande senhor e santo, figura invulgar que merece ser celebrada como referência da Portugalidade”.

São oradores neste evento: Ana Líbano Monteiro, Maria Helena Vilas-Boas Alvim e João Barroso da Fonte. O coordenador do Centro de Estudos Beneditinos, Pedro Vilas Boas Tavares, será o moderador desta tertúlia.

O evento será, também, momento para “homenagem e memória daquele que, para muitos portugueses, sempre foi o Santo Condestável, canonizado em Roma pelo Papa Bento XVI a 26 de abril de 2009”.

D. Nuno Álvares Pereira nasceu, segundo vozes autorizadas, em Cernache do Bonjardim, a 25 de junho de 1360. Casou em Vila Nova da Rainha, no ano de 1376, com D. Leonor Alvim, nobre senhora das Terras de Basto.  Casamento após o qual vêm viver para Pedraça.  Nascem os seus três filhos, dos quais apenas sobreviveu D. Beatriz, futura Condessa de Barcelos e 1.ª Duquesa de Bragança.

Aqui residiu, treinou os seus escudeiros e cavaleiros, exercendo a arte da caça e a gestão do património da família.
A sua ação foi decisiva na guerra contra Castela – determinante para a independência do reino de Portugal – com destaque para a Batalha de Aljubarrota.

A iniciativa tem como objetivo o reforço da identidade local e a preservação da memória coletiva, perpetuando a vida e os feitos de ilustres personalidades ligadas ao concelho – como D. Nuno Álvares Pereira – que, pela sua ação, contribuíram para engrandecer e difundir o nome de Cabeceiras de Basto.
Scroll