Conteúdo

Duas centenas semearam o linho em Pedraça

Previstas mais iniciativas para valorizar e potenciar o Ciclo do Linho em Cabeceiras de Basto

8 de abril, 2024
Duas centenas semearam o linho em Pedraça
Cerca de duas centenas de pessoas participaram no sábado, 6 de abril, na “Sementeira do Linho” que decorreu no campo do Soutinho, na freguesia de Pedraça. O presidente da Câmara Municipal, Francisco Alves, acompanhado de vereadores e do presidente da Junta Pedraça, Luís Mouta, participou nesta iniciativa.
A iniciativa teve como objetivo “promover e recriar o ciclo do linho como um fator identitário do nosso território e das nossas gentes; reviver e recriar os trabalhos agrícolas dos nossos antepassados; valorizar as atividades ligadas à agricultura; e incentivar o salutar convívio intergeracional”.

Apesar das más condições climatéricas que se fizeram sentir nessa manhã, a “Sementeira do Linho”, integrada no Ciclo do Linho, “superou as expectativas”, avançou a organização da iniciativa que contou com a presença dos utentes dos Espaços de Convívio e Lazer (ECL’s) do concelho.

Durante a jornada foi semeado o linho galego, espécie plantada nos “melhores terrenos” e que deverá ser colhido em meados de junho.

“Trata-se de saberes que importa preservar, incentivar e divulgar”, palavras do presidente da Câmara Municipal que espera que com “ações como esta se possa sensibilizar a comunidade a abraçar estas artes para que o saber não se perca e o ofício não desapareça”.

Com o intuito de valorizar e potenciar o Ciclo do Linho em Cabeceiras de Basto, a Câmara Municipal irá, posteriormente, dar destaque à “arrancada do linho” – arrancar o linho da terra,  “ripada do linho” – retirar a baganha do linho,  “molhada do linho” – colocação do linho em água, “enxaguar o linho” - secar o linho, “moagem do linho” – moer ou amassar o linho, “espadelada do linho” – com espadela (madeira) separa os tomentos –  “assedar o linho” – passar o linho pelo sedeiro (sai a estopa e fica o linho) e “fiar o linho”.

A iniciativa contou com a animação musical de grupos de concertinas, nomeadamente com o Grupo de Bombos da ANAP - Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Nuno Alvares de Pedraça; Grupo de Cantares do Vale das Montanhas – Cerva, Ribeira de Pena; e dos Amigos de Animação do Campo do Seco.

A iniciativa foi organizada pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, em colaboração com a Junta de Freguesia de Pedraça, Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Nuno Álvares de Pedraça – ANAP, Banco Português de Germoplasma Vegetal (BPGV) e Cultilinho – Fátima Mota, Pedraça.
Duas centenas semearam o linho em Pedraça
Scroll