Leilão das Orelheiras juntou multidão em Cabeceiras de Basto
Iniciativa continua aposta do Município nos produtos endógenos certificados
12 de fevereiro, 2024
Apesar do mau tempo que se fez sentir este fim de semana, milhares de pessoas visitaram a 26.ª edição da Festa da Orelheira e do Fumeiro de Cabeceiras de Basto, no Pavilhão Gimnodesportivo de Refojos. Esta tarde, 11 de fevereiro, realizou-se o tradicional Leilão das Orelheiras, onde foram licitadas mais de uma vintena de orelheiras, iniciativa que atraiu numeroso público ao recinto da festa.
O leilão das orelheiras, e de outros produtos oferecidos pelos expositores de fumeiro presentes no certame, foi muito participado neste domingo gordo que antecede o dia de Carnaval.
O presidente da Câmara Municipal, Francisco Alves, vereadores, presidentes de Juntas de Freguesia, entre outros autarcas, marcaram presença nesta iniciativa.
O certame chega esta noite ao fim com um balanço muito positivo, não só em termos do número de visitantes, mas também no que diz respeito ao volume de negócios gerado.
Pelo palco da Festa da Orelheira e do Fumeiro passou, esta tarde, o grupo ZecAdegas que levou o público a dançar pela tarde fora. Esta noite, no palco da feira, pelas 21 horas, atua o Rancho Folclórico de S. João Baptista de Cavez.
Ontem à noite, sábado, a artista nacional Rebeca fez a festa no recinto da feira, onde foi aplaudida por centenas de pessoas. Durante a tarde atuaram o Rancho Folclórico de S. Nicolau, o grupo de concertinas Os Amigos de Cabeceiras e ainda o Jogo do Pau de Bucos.
No primeiro dia da Festa da Orelheira e do Fumeiro estiveram em destaque as atuações do grupo Rasga o Fole, do Rancho Folclórico Os Camponeses de Arosa e dos cantadores ao desafio Cachadinha, Deolinda Passos e Peixoto.
A Festa da Orelheira e do Fumeiro, que este ano contou com 68 expositores, ficou assim marcada pela exposição/venda de produtos locais, pela animação musical e pela promoção das tasquinhas com os sabores mais característicos desta região, nesta época de Carnaval.
Com a Festa da Orelheira e do Fumeiro continua também a aposta do Município de Cabeceiras de Basto nos produtos endógenos certificados, com destaque para os produtos derivados do porco bísaro, bem como na promoção e valorização do interior.