Reis das Escolas (en)cantaram no Pavilhão de Refojos
O objetivo é reviver a tradição e estimular a defesa do património cultural
26 de janeiro, 2024
O Pavilhão Gimnodesportivo de Refojos foi esta tarde, 26 de janeiro, palco da 24.ª edição do Encontro de Cantares de Reis das Escolas do concelho, uma iniciativa da Câmara Municipal, que juntou 740 crianças dos jardins de infância e escolas básicas do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas e do Centro Social de Cabeceiras de Basto. No total, subiram ao palco 14 grupos acompanhados por 40 professores e 37 auxiliares de educação.
Assistiram às magníficas atuações dos petizes os presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves e Joaquim Barreto, respetivamente, vereadores, o presidente da Junta de Freguesia de Refojos, Outeiro e Painzela, a diretora do Agrupamento de Escolas, os coordenadores dos estabelecimentos de ensino, professores, educadores, pais e familiares das crianças do concelho.
Trajadas a rigor, as 740 crianças representaram as Escolas Básicas do Arco de Baúlhe, Prof.ª Filomena Mesquita, Padre Dr. Joaquim Santos, Pedraça, Ferreirinha – Cavez e, ainda, o Centro Social de Cabeceiras de Basto.
A concretização desta iniciativa traduziu-se numa tarde de grande diversão e convívio, onde as crianças interpretaram os mais genuínos cantares, bem como temas/letras originais adaptados à quadra festiva.
Os Cantares de Reis das Escolas tiveram como principal objetivo reviver a tradição e estimular a defesa do património cultural, promovendo a recolha e recriação dos Cantares dos Reis por parte das escolas e dos seus alunos.
Todos os grupos participantes receberam um prémio no valor de 60 euros para serem utilizados numa livraria/papelaria do concelho cabeceirense.