Cabeceiras de Basto é um concelho seguro
Concelho entre os com menor incidência de participações pela GNR
5 de janeiro, 2024
O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, acompanhado do vereador Fernando Basto, esteve esta manhã, dia 5 de janeiro, reunido com o comandante do Posto da GNR de Cabeceiras de Basto e com o comandante do Destacamento Territorial de Fafe da GNR. Em cima da mesa estiveram questões relacionadas com a segurança no concelho.
Note-se que na última reunião da Assembleia Municipal, no passado dia 29 de dezembro, o presidente da Câmara Municipal foi confrontado com “relatos de crescente vandalismo” e “onda de violência no nosso concelho”.
Durante a reunião com os elementos da GNR, o edil manifestou preocupação com o ajuntamento de pessoas em locais e horários menos próprios, manifestando igualmente inquietação com o eventual tipo de ocorrências registadas.
De acordo com os dados disponibilizados pelo Ministério da Administração Interna (MAI), através do Sistema de Segurança Interna (RASI 2022), Cabeceiras de Basto está entre os concelhos do distrito de Braga com menor número de ocorrências (346) registadas.
Abaixo de Cabeceiras de Basto figuram os concelhos de Vieira do Minho (274) e de Terras de Bouro (177), numa lista liderada pelos concelhos de Braga (4.964), Guimarães (2.728) e Vila Nova de Famalicão (2.535).
Cabeceiras de Basto está, assim, entre os concelhos com menor incidência no que se refere a participações registadas pela GNR, números que, de acordo com as autoridades de segurança, revelam uma tendência decrescente em 2023.
Podemos assim afirmar que comparativamente à realidade distrital, Cabeceiras de Basto é um concelho manifestamente seguro.