Jogo do Pau de Cabeceiras de Basto é Património Cultural
Câmara Municipal avança com materialização do plano de salvaguarda com vista à criação do Núcleo Museológico do Jogo do Pau
28 de dezembro, 2023
A Câmara Municipal regozija-se com a inscrição do “Jogo do Pau de Cabeceiras de Basto” no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, estando já a operacionalizar o Plano de Salvaguarda que integra um conjunto de ações a implementar a curto e médio prazo, tendo como finalidade a criação do Núcleo Museológico do Jogo do Pau.
Este novo Núcleo Museológico, a ser integrado no Museu das Terras de Basto, terá como objetivo promover e divulgar a atividade lúdica do jogo do pau que tanto diz a Cabeceiras de Basto e, muito especialmente, às freguesias de Abadim e Bucos.
No âmbito da materialização do Plano de Salvaguarda destaca-se, assim, a criação de uma plataforma web sobre o jogo do pau, bem como a elaboração de um plano de comunicação para a salvaguarda do jogo do pau; a criação de uma “Rota do Jogo do Pau”; a criação de uma bolsa de investigação universitária; a integração do jogo do pau nas temáticas dos concursos literários e outros organizados pela autarquia; bem como o desenvolvimento de uma campanha de plantação da árvores de lódão (cujo pau é usado no jogo do pau) nos jardins do município;
Em paralelo, a Câmara Municipal vai continuar a promover a organização de congressos e seminários em torno do jogo do pau; a incluir o jogo do pau nas festividades e outros eventos de maior destaque no concelho e, ainda, a divulgar o jogo do pau no âmbito da promoção do destino turístico “Cabeceiras de Basto”.
A apresentação da candidatura do “Jogo do Pau de Cabeceiras de Basto” a Património Cultural Imaterial teve por base a concretização de um “Estudo Científico do Jogo do Pau”, estudo este enquadrado numa candidatura a fundos comunitários, através do NORTE 2020 – PROVERE, apresentada pela Comunidade Intermunicipal do Ave e que visou destacar a Identidade do Minho.
Recorde-se que foi a 19 de abril 2022 que o presidente da Câmara Municipal, Francisco Alves, entregou ao diretor-geral do Património Cultural, em Lisboa, o dossier da candidatura do Jogo do Pau a Património Cultural Imaterial de Portugal. O despacho favorável da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), rubricado pela subdiretora-geral, foi assinado em 30 de novembro de 2023.
O Jogo do Pau – praticado nas escolas do jogo do pau da Associação Desportiva e Cultural S. João Baptista de Bucos e da Associação Recreativa, Desportiva e Cultural de Abadim (ARDCA) – é uma prática defensiva e de proteção que estava na origem da utilização do pau por parte dos homens do mundo rural e que, mais tarde, deu lugar a uma componente mais lúdica, desportiva e recreativa que a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto pretende incentivar, preservar e valorizar.