Conteúdo

Espaço do Cidadão na Casa do Povo do Arco de Baúlhe inaugurado

Novo espaço inaugurado pelo Secretário de Estado Mário Campolargo

15 de dezembro, 2023
Espaço do Cidadão na Casa do Povo do Arco de Baúlhe inaugurado
O Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, inaugurou tarde, 15 de dezembro, o novo Espaço do Cidadão instalado na Casa do Povo do Arco de Baúlhe, serviço que está ao dispor na população no rés-do-chão do edifício, no horário das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, de segunda a sexta-feira.
Acompanharam o Secretário de Estado na mesa desta cerimónia, o presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, a vogal do Conselho Diretivo da Agência para a Modernização Administrativa (AMA), Elsa Castro, bem como o presidente da Junta de Freguesia do Arco de Baúlhe e Vila Nune, Carlos Teixeira.
Vereadores, demais autarcas da freguesia, técnicos do município, entre outros convidados, participaram neste ato inaugural.

A instalação do Espaço do Cidadão no Arco de Baúlhe decorre da assinatura de um protocolo entre o Município de Cabeceiras de Basto e a Agência para a Modernização Administrativa (AMA). Trata-se de um serviço de proximidade, nos mesmos moldes de funcionamento do Espaço do Cidadão que está sediado no edifício da Câmara Municipal, e onde podem ser tratados os mais diversos assuntos, desde a renovação do cartão de cidadão a maiores de 25 anos, revalidação de cartas de condução, pedidos de licenças e requerimentos diversos, entre vários outros serviços.

Este novo Espaço do Cidadão servirá, sobretudo, a população das freguesias do Arco de Baúlhe e Vila Nune, Faia, Pedraça, Cavez e ainda Gondiães e Vilar de Cunhas, mas também os munícipes das localidades vizinhas.

Na oportunidade, o Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa falou do valor do Espaço do Cidadão como um “verdadeiro espaço de cidadania”, partilhando com os presentes a “teoria dos três A’s: Aproximar a administração pública do cidadão; Antecipar o que o cidadão espera da administração pública; e Automatizar sempre que possível”. Mário Campolargo destacou que “esta é a nossa missão coletiva”.

O presidente da Câmara Municipal, manifestando a sua satisfação por ver inaugurado mais este espaço público, afirmou que “a proximidade resulta sempre em melhor serviço”, sublinhando que este é o 2.º Espaço do Cidadão a abrir no concelho. Francisco Alves garantiu, ainda, que em 2024 Cabeceiras de Basto contará com um 3.º Espaço do Cidadão, a abrir ao público na vila de Cavez.

Na sua intervenção, a vogal do Conselho Diretivo da Agência para a Modernização Administrativa (AMA) deu a conhecer os números gerais em termos de Espaços do Cidadão no país – ao todo estão já a funcionar 864, o que representa 80% de cobertura do território – destacando a importância dos mediadores como “promotores da literacia digital”. Elsa Castro assegurou que “os Espaços do Cidadão continuarão a ser uma aposta da AMA”.

O presidente da Junta de Freguesia do Arco de Baúlhe e Vila Nune, colocando em evidência a “velha máxima” da Secretaria da Modernização Administrativa – “simplificar, unificar e desmaterializar” – bem como o Programa Simplex, disse que “hoje temos à porta de casa” um conjunto de serviços públicos, o que representa uma “evolução” e uma “grande mudança” na sociedade.

O Espaço do Cidadão traz consigo inúmeras mais-valias para a comunidade, desde logo a concentração de diversos serviços num único local, o que facilita a vida dos cidadãos, poupando tempo e recursos.
Scroll