Espaço do Cidadão na Casa do Povo do Arco de Baúlhe inaugurado
Novo espaço inaugurado pelo Secretário de Estado Mário Campolargo
15 de dezembro, 2023
O Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, inaugurou tarde, 15 de dezembro, o novo Espaço do Cidadão instalado na Casa do Povo do Arco de Baúlhe, serviço que está ao dispor na população no rés-do-chão do edifício, no horário das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, de segunda a sexta-feira.
Acompanharam o Secretário de Estado na mesa desta cerimónia, o presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, a vogal do Conselho Diretivo da Agência para a Modernização Administrativa (AMA), Elsa Castro, bem como o presidente da Junta de Freguesia do Arco de Baúlhe e Vila Nune, Carlos Teixeira.
Vereadores, demais autarcas da freguesia, técnicos do município, entre outros convidados, participaram neste ato inaugural.
A instalação do Espaço do Cidadão no Arco de Baúlhe decorre da assinatura de um protocolo entre o Município de Cabeceiras de Basto e a Agência para a Modernização Administrativa (AMA). Trata-se de um serviço de proximidade, nos mesmos moldes de funcionamento do Espaço do Cidadão que está sediado no edifício da Câmara Municipal, e onde podem ser tratados os mais diversos assuntos, desde a renovação do cartão de cidadão a maiores de 25 anos, revalidação de cartas de condução, pedidos de licenças e requerimentos diversos, entre vários outros serviços.
Este novo Espaço do Cidadão servirá, sobretudo, a população das freguesias do Arco de Baúlhe e Vila Nune, Faia, Pedraça, Cavez e ainda Gondiães e Vilar de Cunhas, mas também os munícipes das localidades vizinhas.
Na oportunidade, o Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa falou do valor do Espaço do Cidadão como um “verdadeiro espaço de cidadania”, partilhando com os presentes a “teoria dos três A’s: Aproximar a administração pública do cidadão; Antecipar o que o cidadão espera da administração pública; e Automatizar sempre que possível”. Mário Campolargo destacou que “esta é a nossa missão coletiva”.
O presidente da Câmara Municipal, manifestando a sua satisfação por ver inaugurado mais este espaço público, afirmou que “a proximidade resulta sempre em melhor serviço”, sublinhando que este é o 2.º Espaço do Cidadão a abrir no concelho. Francisco Alves garantiu, ainda, que em 2024 Cabeceiras de Basto contará com um 3.º Espaço do Cidadão, a abrir ao público na vila de Cavez.
Na sua intervenção, a vogal do Conselho Diretivo da Agência para a Modernização Administrativa (AMA) deu a conhecer os números gerais em termos de Espaços do Cidadão no país – ao todo estão já a funcionar 864, o que representa 80% de cobertura do território – destacando a importância dos mediadores como “promotores da literacia digital”. Elsa Castro assegurou que “os Espaços do Cidadão continuarão a ser uma aposta da AMA”.
O presidente da Junta de Freguesia do Arco de Baúlhe e Vila Nune, colocando em evidência a “velha máxima” da Secretaria da Modernização Administrativa – “simplificar, unificar e desmaterializar” – bem como o Programa Simplex, disse que “hoje temos à porta de casa” um conjunto de serviços públicos, o que representa uma “evolução” e uma “grande mudança” na sociedade.
O Espaço do Cidadão traz consigo inúmeras mais-valias para a comunidade, desde logo a concentração de diversos serviços num único local, o que facilita a vida dos cidadãos, poupando tempo e recursos.