Conteúdo

Contrato de financiamento para a construção da Capela Mortuária de Abadim

Secretário de Estado Carlos Miguel esteve na Junta de Freguesia de Abadim onde homologou o contrato

15 de dezembro, 2023
Contrato de financiamento para a construção da Capela Mortuária de Abadim
O Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, homologou ao final da manhã de hoje, dia 15 de dezembro, na sede da Junta de Freguesia de Abadim, o contrato de financiamento para construção da Capela Mortuária de Abadim, no âmbito do Programa de Equipamentos Urbanos de Utilização Coletiva.
Note-se que o processo de candidatura apresentado pela Junta de Freguesia de Abadim, com o apoio da Câmara Municipal, obteve o parecer favorável da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

O contrato de financiamento, que foi assinado pelo presidente da Junta de Freguesia de Abadim, Filipe Basto, pelo vice-presidente da CCDR-N, Beraldino Pinto, e pela diretora da DGAL, Paula Costa, estabelece uma comparticipação financeira de 23.809,92 euros para a construção da Capela Mortuária de Abadim, cujo orçamento global ascende aos 100 mil euros. À semelhança de outros projetos do mesmo cariz, a Câmara Municipal atribuirá a esta obra a verba de 25 mil euros.

A cerimónia de assinatura do contrato contou, também, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, vereadores, demais autarcas da freguesia de Abadim e representantes do movimento associativo local.

A obra avançará no próximo ano nas imediações da igreja e do cemitério de Abadim.

Trata-se de uma aspiração antiga da população que virá colmatar a inexistência de um espaço condigno à comunidade local para prestar a sua última homenagem a familiares e amigos.

Na oportunidade, o Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, destacou o interesse do Programa de Equipamentos Urbanos de Utilização, alertando os autarcas locais para as oportunidades do Portugal 2030, garantindo que “há fundos comunitários para as Juntas de Freguesia”. Carlos Miguel aconselhou os autarcas a “lutar por esta oportunidade”.

Nas suas intervenções, o presidente da Câmara Municipal e o presidente da Junta de Freguesia de Abadim agradeceram o envolvimento de todos os intervenientes neste processo de candidatura, que resultou da “conjugação de vontades”.
Scroll