Projeto para a criação de Centro de Meios Aéreos
Presidente da Câmara apresenta projeto ao presidente da Proteção Civil
14 de dezembro, 2023
Foi esta tarde, 14 de dezembro, dado mais um passo para a criação do Centro de Meios Aéreos, um desígnio da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto. O presidente Francisco Alves, acompanhado do vereador Fernando Basto, entregou o anteprojeto de requalificação da Pista de Aeronaves em Centro de Meios Aéreos ao presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Brigadeiro-General José Duarte da Costa.
Na reunião, que decorreu na sede da ANEPC em Lisboa, esteve também presente o Comandante Nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, André Fernandes.
Recorde-se que a 3 de maio de 2023, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, foi assinado o Memorando de Entendimento entre a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e o Município de Cabeceiras de Basto, com vista à criação de um Centro de Meios Aéreos no concelho cabeceirense, cerimónia à qual presidiu o Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.
Prosseguindo a linha do “bom entendimento e espírito de colaboração no sentido de cumprir o objetivo da segurança de pessoas e bens”, ambas as entidades consideram “importante” a existência de “uma pista aérea no noroeste de Portugal, que possa servir de base de operação AVBM (aeronaves médias) e que permita uma resposta aérea anfíbia de proximidade”.
Neste âmbito, o município de Cabeceiras de Basto assumiu a obrigação de requalificar a Pista de Aeronaves localizada na freguesia de Abadim, de forma a criar as condições para a sua utilização como infraestrutura de apoio ao dispositivo aéreo de combate aos incêndios rurais. A ANEPC prestará o apoio técnico necessário para garantir que a referida infraestrutura reúna os requisitos operacionais necessários do ponto de vista da emergência e proteção civil.
Inaugurada em agosto de 2009, a Pista para Ultraleves de Cabeceiras de Basto está localizada numa “área geográfica de excelência”, em plena Serra da Cabreira, que faz fronteira com os concelhos de Montalegre e Vieira do Minho, estando próxima das barragens da Venda Nova, do Alto Rabagão, de Daivões e do Ermal e, ainda, do país vizinho de Espanha.
Trata-se de um projeto ambicioso, mas de extrema importância para as Terras de Basto e também para a região norte do país.