Conteúdo

Projeto para a criação de Centro de Meios Aéreos

Presidente da Câmara apresenta projeto ao presidente da Proteção Civil

14 de dezembro, 2023
Projeto para a criação de Centro de Meios Aéreos
Foi esta tarde, 14 de dezembro, dado mais um passo para a criação do Centro de Meios Aéreos, um desígnio da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto. O presidente Francisco Alves, acompanhado do vereador Fernando Basto, entregou o anteprojeto de requalificação da Pista de Aeronaves em Centro de Meios Aéreos ao presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Brigadeiro-General José Duarte da Costa.
Na reunião, que decorreu na sede da ANEPC em Lisboa, esteve também presente o Comandante Nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, André Fernandes.

Recorde-se que a 3 de maio de 2023, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, foi assinado o Memorando de Entendimento entre a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e o Município de Cabeceiras de Basto, com vista à criação de um Centro de Meios Aéreos no concelho cabeceirense, cerimónia à qual presidiu o Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.

Prosseguindo a linha do “bom entendimento e espírito de colaboração no sentido de cumprir o objetivo da segurança de pessoas e bens”, ambas as entidades consideram “importante” a existência de “uma pista aérea no noroeste de Portugal, que possa servir de base de operação AVBM (aeronaves médias) e que permita uma resposta aérea anfíbia de proximidade”.

Neste âmbito, o município de Cabeceiras de Basto assumiu a obrigação de requalificar a Pista de Aeronaves localizada na freguesia de Abadim, de forma a criar as condições para a sua utilização como infraestrutura de apoio ao dispositivo aéreo de combate aos incêndios rurais. A ANEPC prestará o apoio técnico necessário para garantir que a referida infraestrutura reúna os requisitos operacionais necessários do ponto de vista da emergência e proteção civil.

Inaugurada em agosto de 2009, a Pista para Ultraleves de Cabeceiras de Basto está localizada numa “área geográfica de excelência”, em plena Serra da Cabreira, que faz fronteira com os concelhos de Montalegre e Vieira do Minho, estando próxima das barragens da Venda Nova, do Alto Rabagão, de Daivões e do Ermal e, ainda, do país vizinho de Espanha.

Trata-se de um projeto ambicioso, mas de extrema importância para as Terras de Basto e também para a região norte do país.
Scroll