Cultura em Rede - Tâmega e Sousa
NORTE-04-2114-FEDER-000600
Objetivo principal
Proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos
Data de início
01-01-2021
Data de conclusão
30-06-2022
Investimento total
315.789,47€
Investimento total elegível
309.051,15€
Apoio financeiro da União Europeia
300.000,00€ (FEDER)
Investimento afeto ao Município de Cabeceiras de Basto
39.473,68€
Objetivos, atividades e resultados esperados / atingidos
O projeto Cultura em Rede - Tâmega e Sousa propõe-se a provocar os territórios intervencionados, a sua população e os fluxos turísticos no biénio 2021/2022, privilegiando a realização de atividades culturais e artísticas em espaços naturais, paisagísticos e/ou patrimoniais, aliadas ao desenvolvimento de visitas guiadas e contextos de divulgação do património cultural da região, garantindo o envolvimento de parceiros ao nível da operação turística, com o objetivo claro de atração de fluxos turísticos associados ao projeto a implementar. São objetivos do projeto:
- Valorizar o património cultural local;
- Promover os cruzamentos artísticos contemporâneos que valorizem a memória e envolvam as comunidades;
- Promover o trabalho de programação cultural em rede, potenciando um impacto à escala regional, pela itinerância de projetos artísticos e dos grupos da comunidade envolvidos;
- Potenciar a notoriedade da região Tâmega e Sousa nos mercados português e ibérico, afirmando o seu território de influência como um crescente destino de turismo cultural;
- Promover o território Tâmega e Sousa enquanto produto turístico de dimensão cultural e patrimonial, com vista a permitir um desenvolvimento sustentável, assente na preservação do legado histórico, cultural, natural e humano;
- Incentivar o desenvolvimento e a coesão territorial do Tâmega e Sousa e dos territórios do interior, no âmbito dos objetivos preconizados pelo Programa Nacional para a Coesão Territorial;
- Potenciar a oferta dos diversos tipos de produtos turísticos, culturais e territoriais, através de uma estratégia participada e integrada de marketing e comunicação;
- Prosseguir o esforço de qualificação e valorização do património e de dinamização da atividade turística;
- Promover a realização de eventos associados ao património e paisagem, em estreita articulação e envolvimento com os agentes, instituições e comunidades locais;
- Capacitar os agentes culturais para a valorização do património cultural e estimular o desenvolvimento de novos públicos;
- Atrair visitantes à região e aumentar o tempo de estada dos turistas;
- Contribuir para a valorização da economia local, através do desenvolvimento turístico e pela coesão territorial e contributo para a sustentabilidade ambiental.