Joaquim Jorge Carvalho apresentou mais recente obra literária em Cabeceiras de Basto
Professor e autor já colaborou com a Câmara Municipal em várias iniciativas culturais
27 de novembro, 2023
Foi apresentada na passada sexta-feira à noite, 24 de novembro, no Espaço Ilídio dos Santos, no Claustro do Mosteiro, a mais recente obra do autor Joaquim Jorge Carvalho “Passado Comigo - Histórias Maravilhosas do Casal Ferrão”.
Para além do autor do livro e do responsável pela apresentação da obra, Guilherme Galvão, também a vereadora da Cultura, Carla Lousada, interveio na sessão.
Participaram, ainda, nesta iniciativa o vereador Fernando Basto, professores e alunos do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, presidentes de Junta de Freguesia, entre outros autarcas do município e população em geral.
Na sua intervenção, em nome do presidente da Câmara Municipal, a vereadora agradeceu a oportunidade de acolher a apresentação pública da obra da autoria do professor e “amigo de Cabeceiras de Basto”, Joaquim Jorge Carvalho.
A obra “Passado Comigo - Histórias Maravilhosas do Casal Ferrão” é um “retrato do ambiente social, cultural e psicológico” de uma época marcada pela transição da ditadura para a democracia. Os contos narrados na obra vivenciaram-se em Coimbra, mas o autor não se esqueceu de passar, entre outros lugares, por Cabeceiras de Basto e Ribeira de Pena, terras que o acolheram enquanto docente.
Note-se que o professor e autor, Joaquim Jorge Carvalho, colaborou com a Câmara Municipal em várias iniciativas culturais. “Não sendo natural de Cabeceiras de Basto, adotou a nossa terra para viver enquanto lecionava no nosso concelho, daí a proximidade com as nossas gentes e o nosso território”. Entre outras participações cívicas, em Cabeceiras de Basto, em colaboração com a Câmara Municipal, foi membro da Comissão e Proteção de Crianças e Jovens; foi professor na Universidade Sénior, promovendo a cultura através do teatro e da literatura; e foi, várias vezes, presidente do júri do Concurso Literário Nacional – Conto Infantil promovido pelo município de Cabeceiras de Basto, iniciativa que vai já na sua 17.ª edição.
A iniciativa foi abrilhantada por momentos musicais protagonizados por Manuel Carneiro e Carlos Pote.
Joaquim Jorge Carvalho é natural de Coimbra. É professor de Português e Francês na Escola Básica de Arco de Baúlhe, Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto.
Começou a carreira docente em 1986, tendo-se profissionalizado no ensino de Português e Francês (3.º ciclo e secundário).
É licenciado em Línguas e Literaturas Modernas - variante Francês e Inglês e em Línguas e Literaturas Modernas - variante de Português e Inglês; é Mestre em Estudos Portugueses pela Universidade Aberta; e Doutorado em Literatura Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Para além de várias publicações, desde a poesia às novelas, passando por contos e romances, Joaquim Jorge Carvalho é autor de um manual de língua portuguesa para os Cursos de Educação e Formação, com a chancela da Porto Editora.
No âmbito da sua atividade literária, obteve, entre outras distinções, o 1.º lugar no Concurso Nacional de Poesia Cesário Verde – Revelação (Oeiras, 1995); o 1.º lugar no Concurso Literário de Conto SPRC (Coimbra, 1993 e 2001); o 1.º lugar no Prémio Literário Branquinho da Fonseca – Ficção (Cascais, 1997); o 1.º lugar no Prémio Literário de Conto da CGTP (Lisboa, 2009); 1.º lugar no Prémio Literário de Conto Francisco Álvares de Nóbrega (Machico, 2008); e o 1.º lugar no Prémio Literário de Poesia Francisco Álvares de Nóbrega (Machico, 2010).