Conteúdo

Câmara Municipal manifesta profundo pesar pelo falecimento de Frei Geraldo

Monge beneditino e multifacetado historiador (17 de setembro de 1934 - 25 de outubro de 2023)

26 de outubro, 2023
Frei Geraldo em São Bento da Vitória (2014)
Frei Geraldo em São Bento da Vitória (2014)
Em seu nome pessoal e em nome da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, o presidente da Câmara, Francisco Alves, manifesta publicamente o mais profundo pesar pelo falecimento de José Amadeu Coelho Dias – Frei Geraldo – ocorrido ontem, dia 25 de outubro de 2023, endereçando à família e aos amigos sentidas condolências.
José Amadeu Coelho Dias, seu nome de batismo, nasceu no dia 17 de setembro de 1934, na freguesia de São Tiago de Lordelo, em Guimarães.

Ingressou, ainda muito jovem, no Mosteiro de São Bento de Singeverga, no concelho de Santo Tirso, onde professou como monge, em 1 de outubro de 1951, tendo recebido o nome de Geraldo. Foi ordenado sacerdote, aos 24 anos de idade, em 3 de agosto de 1958.

Nesse mesmo ano partiu para Roma, onde se licenciou em Teologia no Pontifício Ateneu de Santo Anselmo. Frequentou o Pontifício Instituto Bíblico e o estágio bíblico-arqueológico no Stadium Biblicum Franciscanum, em Jerusalém, em 1961-1962.

Com uma sólida carreira académica, licenciou-se em História na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde também se doutorou, com a mais alta classificação de “aprovado por unanimidade, com distinção e louvor”, atribuída à sua dissertação ‘Hebreus e Filisteus na terra de Canaã. Nos pródomos da questão palestiniana’.

Através das suas investigações e publicações, Frei Geraldo Coelho Dias contribuiu de forma extraordinária, ao longo da sua vida, para o conhecimento da história religiosa portuguesa.  

Um amigo de Cabeceiras de Basto, com quem manteve uma forte ligação científica, cultural, e acima de tudo afetiva, sendo ele um dos principais autores dos estudos beneditinos com referências ao Mosteiro de S. Miguel de Refojos.

A relação de proximidade e de carinho que o Prof. Doutor Frei Geraldo Coelho Dias sempre teve com o nosso mosteiro, designadamente o número significativo  de visitas que aqui fez, nos trabalhos de investigação que desenvolveu e participou,  tendo sido autor do livro ‘O Mosteiro de S. Miguel de Refojos: Joia do Barroco em Terras de Basto’, editado pela Câmara Municipal em 2009, levou a  Câmara Municipal, na sua reunião de 11 de junho de 2021, deliberar condecorar Frei Geraldo com a atribuição da Medalha de Mérito Público de Cabeceiras de Basto – Grau Ouro.

Em 2022, a biblioteca do ilustre monge da ordem beneditina foi doada à Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto para ser integrada no recém criado Centro de Estudos Beneditinos, que a partir da data da sua inauguração a 17 de setembro de 2022 (dia do 88.º aniversário de Frei Geraldo) passou a designar-se de Centro de Estudos Beneditinos de Cabeceiras de Basto, Prof. Doutor Frei Geraldo Coelho Dias, O.S.B.

Por tudo aquilo que ele foi e por tudo o que nos deu de forma generosa e abnegada, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e os cabeceirenses só podem estar imensamente gratos.
Perde-se um Homem ilustre da história religiosa portuguesa.
Scroll