Conteúdo

CTCMCB apresenta megaprodução «1912» no Claustro do Mosteiro

Grande produção do Centro de Teatro voltará a marcar o vasto programa cultural do município

14 de julho, 2023
CTCMCB apresenta megaprodução «1912» no Claustro do Mosteiro
O Claustro do Mosteiro de S. Miguel de Refojos é amanhã à noite, 15 de julho, palco de mais uma megaprodução da responsabilidade do Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto (CTCMCB), a partir das 21h30.
‘1912 – A História do Padre Domingos em Cabeceiras de Basto’ é um espetáculo que retrata a revolta monárquica que aconteceu no Verão de 1912, em Cabeceiras de Basto, com o objetivo de derrubar a República, liderada pela personagem incontornável da história local: o Padre Domingos Pereira.

De acordo com a sinopse “Verão de 1912. O militar Paiva Couceiro pretende invadir Portugal, numa segunda tentativa, desta vez por Chaves, para derrubar a recém instaurada República. Em Cabeceiras de Basto ele conta com o apoio de um grande homem, defensor convicto da monarquia: o Padre Domingos. Conhecido como um homem do povo fiel às suas convicções e palavra, o Padre Domingos promete a Paiva Couceiro 400 homens para derrubar o poder no concelho. Esta é a história real sobre os acontecimentos desse Verão, em Cabeceiras de Basto e sobre uma figura incontornável na história local”, e acrescenta “no dia em que deixarmos de lutar pelos nossos princípios, pelos nossos valores, por aquilo em que acreditamos, é o dia em que nos podem colocar terra por cima porque não merecemos mais estar aqui. De que é feito um Homem senão da sua verdade da sua convicção, da sua palavra?”

Organizado pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e produzido pelo CTCMCB, a encenação ‘1912’ conta com a participação do Grupo de Bombos ‘Os Amigos da Galhofa’ e do Rancho Folclórico ‘Os Camponeses de Arosa’.

Esta grande produção do Centro de Teatro voltará, assim, a marcar o vasto programa cultural do município cabeceirense.
Scroll