Conteúdo

Romaria da Senhora dos Remédios no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial

Arco de Baúlhe exaltou inscrição da Romaria com programa festivo

24 de maio, 2023
Senhora dos Remédios no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial
No passado sábado, 20 de maio, a vila do Arco de Baúlhe festejou a inscrição da Romaria de Nossa Senhora dos Remédios no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, a primeira manifestação religiosa do concelho a integrar o inventário nacional.
Para assinalar a conclusão do processo de candidatura encetado pela Associação dos Festeiros do Arco, que obteve o parecer favorável da Direção Geral do Património Cultural (DGPC), a AFA e a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto delinearam um programa festivo que integrou uma sessão solene no auditório da Casa do Povo do Arco de Baúlhe, missa solene na Capela de Nossa Senhora dos Remédios, um jantar-convívio para a comunidade e animação musical com a Banda Sabor, o artista Daniel Fernandes e ainda DJ’s na rua do Arco de Baúlhe.

Para além do presidente da Câmara Municipal, Francisco Alves, participaram na sessão solene o presidente da Assembleia Municipal, Joaquim Barreto; o Cónego José Paulo Abreu, em representação da Arquidiocese de Braga; Paulo Maximino, em representação da Direção Geral do Património Cultural; João Silva, em representação da Direção Regional da Cultura do Norte; o presidente da Junta de Freguesia do Arco de Baúlhe e Vila Nune, Carlos Teixeira; o padre Rui Araújo desta Paróquia de S. Martinho do Arco de Baúlhe; o presidente da Associação dos Festeiros do Arco, Tiago Teixeira; bem como Eduardo Pires de Oliveira, Cristina Azevedo, Rui Ferreira e a artista Cláudia Pascoal.

Vereadores, membros da Assembleia Municipal, presidentes de Juntas de Freguesia e demais autarcas, entre outras entidades civis e militares do concelho e população em geral associaram-se ao evento.

Na oportunidade, todos os oradores convidados a intervir na cerimónia foram unânimes em enaltecer a Romaria da Senhora dos Remédios e as suas especificidades, bem como todas entidades e pessoas envolvidas na organização da grandiosa manifestação religiosa que acontece em setembro.

A Festa em Honra de Nossa Senhora dos Remédios realiza-se na vila do Arco de Baúlhe, no primeiro fim-de-semana de setembro, tendo como pontos altos a procissão de velas, na sexta-feira à noite, o arraial no sábado à noite e a procissão da Nossa Senhora dos Remédios com andores e figurantes no domingo à tarde.

Esta romaria é anunciada, sensivelmente, um mês antes com a Erguida do Pau da Bandeira, no lugar da Serra, o que tem acontecido nos últimos anos no primeiro domingo de agosto. Todos são convidados a vestir os trajes tradicionais (trajes domingueiros), num cortejo que percorre as ruas do Arco de Baúlhe e onde se levam oferendas para leiloar, acompanhadas de concertinas e carros dos bois, levando a haste de madeira (pau) de vários metros com a bandeira bicolor (amarelo e azul) no seu topo.

No fim do trajeto o pau é erguido por vários homens no lugar da Serra, com o auxílio das cordas e é oficialmente proclamada a Festa em honra da Nossa Senhora dos Remédios. No final realiza-se o leilão das ofertas.
Milhares de pessoas, entre munícipes, emigrantes e turistas, acorrem todos os anos à vila arcoense, onde o povo venera com fervor a sua padroeira – Nossa Senhora dos Remédios – e alimenta a fé que o liga à sua igreja.
Scroll