Aglomerado rural em Gondiães foi evacuado em simulacro
Iniciativa no âmbito da Semana da Proteção Civil de Cabeceiras de Basto
7 de março, 2023
O aglomerado rural do Bairro da Portela dos Sobreiros e do Lugar do Penedo, em Gondiães, foi evacuado no passado sábado, dia 4 de março, no âmbito da realização do simulacro de evacuação integrado na Semana da Proteção Civil que decorreu em Cabeceiras de Basto.
Tendo como destinatários a população residente, Juntas de Freguesia e Oficiais de Segurança Local concelhios, o simulacro de evacuação foi organizado no âmbito dos programas ‘Aldeia Segura | Pessoas Seguras’. Teve como principal objetivo testar a evacuação dos aglomerados face à aproximação de um incêndio rural.
O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto esteve presente nesta iniciativa fazendo-se acompanhar pelo vereador Fernando Basto e pelo presidente da Junta de Freguesia de Gondiães e Vilar de Cunhas, Manuel Ramos.
Neste simulacro de evacuação participaram as seguintes entidades: Serviço Municipal de Proteção Civil de Cabeceiras de Basto, Comandante Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Ave, Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), ICNF, Bombeiros Voluntários Cabeceirenses, delegação do Arco de Baúlhe da CVP, Posto Territorial de Cabeceiras de Basto da GNR, Brigada de Sapadores Florestais da CIM do Ave e os Oficiais de Segurança Local do Bairro da Portela dos Sobreiros, do Lugar do Penedo e do Lugar de Gondiães.
Note-se que o programa ‘Aldeia Segura’ destina-se a estabelecer medidas estruturais para proteção de pessoas e bens, e dos edificados na interface urbano florestal, com a implementação e gestão de zonas de proteção aos aglomerados e de infraestruturas estratégicas, identificando pontos críticos e locais de refúgio. Por seu lado, o programa ‘Pessoas Seguras’ destina-se a promover ações de sensibilização para a prevenção de comportamentos de risco, medidas de autoproteção e realização de simulacros de planos de evacuação, em articulação com as autarquias locais.
Para assinalar simbolicamente a realização do simulacro, todas as entidades participantes plantaram uma árvore.