Conteúdo

Início das comemorações dos 10 anos da Casa do Tempo com programa em direto na RVB em Dia Mundial da Rádio

Reconhecida a importância e mais-valias da Casa do Tempo na preservação e valorização do património

14 de fevereiro, 2023
Início das comemorações dos 10 anos da Casa do Tempo com programa em direto na RVB em Dia Mundial da Rádio
A celebração do Dia Mundial da Rádio, assinalou a 13 de fevereiro, o início das comemorações do 10.º aniversário da Casa do Tempo, celebrado oficialmente a 2 de agosto (2013). A Câmara Municipal associou-se à estação de rádio local – a Rádio Voz de Basto – através da transmissão de um programa em direto da Casa do Tempo – Centro Interpretativo de Cabeceiras de Basto que é Centro UNESCO desde o ano de 2015.
De entre as 13 pessoas convidadas estiveram os presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves e Joaquim Barreto, este último ao telefone por se encontrar no estrangeiro em trabalho; Fátima Oliveira - coordenadora da Casa do Tempo e equipa de conceção de conteúdos; Luís Filipe Silva - equipa de conceção de conteúdos; Inês Gonçalves - equipa de colaboração técnica; Anna-Paula Ormeche - Rede de Clubes UNESCO; Maria do Céu Caridade - diretora do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto; Tomás Basto - participante nas atividades e visitante assíduo da Casa do Tempo; Joaquim Sousa Leite - visitante assíduo, colaborador enquanto figurante no dia da inauguração e também na participação de vídeos promocionais do concelho gravados na Casa do Tempo; Dores Marques - empréstimo e doação de acervo; Emília Pereira - empréstimo e doação de acervo; Regina Oliveira - Quinta de Fundevila; e ainda Laurinda Azevedo Soares - participante nos Seminários Internacionais e em outras atividades da Casa do Tempo.

Num programa conduzido pelos locutores Manuel Ribeiro e José Manuel Marques, com duração de mais de duas horas e trinta minutos, vários foram os convidados ligados a este projeto, quer na conceção, coordenação e gestão, quer através da colaboração com instituições locais, regionais e nacionais na promoção de valores, património e educação.
Foram também convidados visitantes/participantes nas inúmeras iniciativas desenvolvidas pela Casa do Tempo, bem como pessoas que contribuíram para o seu acervo através de doações ou empréstimos.

Na oportunidade, todos os participantes foram unânimes quanto à importância e mais-valias da Casa do Tempo no que toca preservação e valorização do património material e imaterial de Cabeceiras de Basto.

Fazendo jus ao slogan “Conhecer é lembrar”, a Casa do Tempo é encarada como ponto de partida para o visitante ir à descoberta do território e das gentes de Cabeceiras de Basto, do património e da cultura locais, mas também dos costumes e tradições enraizadas.

Aproveitando a oportunidade para agradecer a todos que estiveram envolvidos neste “magnífico projeto”, o presidente da Câmara Municipal mostrou-se “muito satisfeito por este ser um espaço acarinhado por todos – um local de aprendizagens mas também de memórias”, disse Francisco Alves, convidando todos aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer a Casa do Tempo de a visitarem.

Desde a sua inauguração, a 2 de agosto de 2013, até ao dia 31 de janeiro de 2023, a Casa do Tempo recebeu um total de 163.127 visitantes, dos quais 153.426 são de nacionalidade portuguesa e 9.701 de nacionalidade estrangeira.

O Dia Mundial da Rádio comemora-se a 13 de fevereiro e foi proclamado na Conferência Geral da UNESCO em 2011.
Com mais de um século de história, a rádio continua a ser um dos meios de comunicação amplamente utilizados, proporcionando acesso à informação em tempo real.
Scroll