Coro de Bombeiros venceu 25.ª edição do Concurso de Janeiras
Iniciativa pretendeu reviver a tradição e estimular a defesa do património cultural imaterial
30 de janeiro, 2023
O Coro de Bombeiros e Associados de Cabeceiras de Basto venceu ontem à tarde, 29 de janeiro, a 25.ª edição do Concurso de Cantares das Janeiras de Cabeceiras de Basto, pela terceira edição consecutiva. Em 2.º lugar classificou-se o Grupo Coral de S. Martinho do Arco de Baúlhe, em 3.º lugar Os Amigos de Cabeceiras, em 4.º a Associação do Grupo Folclórico de São Nicolau e em 5.º lugar o Rancho Folclórico ‘Os Camponeses de Arosa’.
Nesta edição 2023 foram premiados os cinco primeiros classificados do concurso com os montantes pecuniários de 350 euros (1.º classificado), 300 euros (2.º classificado), 250 euros (3.º classificado), 200 euros (4.º classificado) e 150 euros (5.º classificado). Os restantes grupos participantes receberam um prémio de presença no valor de 100 euros.
Marcaram presença neste evento o presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, vereadores e presidentes de Juntas de Freguesia, entre outros autarcas do município e das freguesias e população em geral.
O evento que decorreu Pavilhão Gimnodesportivo de Refojos juntou 29 grupos, onze dos quais que participaram no concurso e os restantes 18 que marcaram presença no encontro, proporcionando ao numeroso público presente um verdadeiro encontro intergeracional e cultural.
Na sua apreciação, o júri do concurso composto por João Soares, Conceição Rola, Agostinha Cerdeiras e Carina Melo, destacou como critérios de avaliação a originalidade/recolha da letra e música, a execução musical, a vocalização, a apresentação em palco, bem como a adequação dos trajes usados.
Centenas de cantadores e tocadores, trajados a rigor, em representação do movimento associativo Cabeceirense, exibiram em palco os mais variados instrumentos, interpretando os mais genuínos cantares das Janeiras.
A iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto pretendeu reviver a tradição e estimular a defesa do património cultural imaterial, promovendo a recolha e recriação dos Cantares das Janeiras, um evento revelador da vivacidade e vigor do movimento associativo local.