Presidente recebeu bandeira de «Autarquia Mais Familiarmente Responsável»
Atribuição de distinções que surgem na sequência de medidas e apoios diversos às familías
27 de janeiro, 2023
O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, acompanhado da vereadora Carla Lousada, recebeu ontem, dia 26 de janeiro, o galardão de ‘Autarquia + Familiarmente Responsável’ do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, distinção obtida pelo quinto ano consecutivo.
Durante o evento, que decorreu em Coimbra, foi também entregue ao Município de Cabeceiras de Basto o Diploma de adesão à Rede Europeia de Municípios Amigos das Famílias.
A Câmara Municipal regozija-se com a atribuição de mais estas distinções que surgem na sequência da implementação de medidas e apoios diversos disponibilizados às famílias Cabeceirenses, medidas estas que têm vindo a contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos agregados familiares do concelho.
A distinção do Observatório, referente ao ano de 2022, destacou, entre outras, como boas práticas a aplicação de tarifas familiares em serviços de água, saneamento e resíduos, a majoração do IMI familiar, a isenção do IMT, os passes de família nos transportes, bem como o apoio à saúde das famílas.
Para além das boas práticas referidas, o apoio à natalidade, ao licenciamento para construção de habitação, às crianças e jovens estudantes e o Programa Municipal #CabeceirasCuida – de apoio às famílias e empresários na sequência dos impactos negativos gerados pela pandemia Covid-19 –, estão entre as principais medidas implementadas pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto.
Como desafio para este ano de 2023, o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis irá eleger as “três medidas mais inovadoras implementadas nos últimos três anos” pelas autarquias.
Para além dos autarcas dos municípios galardoados, a sessão contou com a presença da presidente da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, da presidente e secretário-geral da ELFAC – European Large Families Confederation, de representante do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, bem como de representantes da Associação Nacional de Municípios Portugueses e da Fundação Millennium BCP.