Conteúdo

Cabeceirense Hélder Gonçalves é o novo Maestro da Banda e Orquestra da GNR

Maestro iniciou percurso musical na Banda Cabeceirense com 9 anos de idade

13 de dezembro, 2022
Maestro Hélder Gonçalves
O músico cabeceirense Hélder Gonçalves é o novo Maestro da Banda Sinfónica e da Orquestra de Câmara da Guarda Nacional Republicana (GNR). Depois de provas públicas e do curso de Oficiais da GNR, Hélder Gonçalves assume agora este importante desafio que a Câmara Municipal reconhece publicamente, desejando-lhe o maior sucesso no desempenho das suas novas funções naquela prestigiada instituição portuguesa.
Hélder Gonçalves foi 18 anos clarinetista na Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana. É artista internacional Buffet Crampon e D’Addario, Diretor Artístico do Festival de Clarinetes de Sintra e, desde abril de 2014, Diretor Artístico e Maestro na Banda da Sociedade Filarmónica Comércio e Indústria da Amadora.

Atualmente leciona as disciplinas de Clarinete e Orquestra no Conservatório de Música de Sintra e, paralelamente, assumiu recentemente o cargo de Maestro Oficial da Banda Sinfónica e da Orquestra de Câmara da Guarda Nacional Republicana.

Foi agraciado com um Voto de Louvor e Congratulação e Regozijo pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto em 2016.

Hélder António da Silva Gonçalves nasceu em 1980, em Refojos de Basto. Iniciou o seu percurso musical na Banda Cabeceirense quando tinha apenas 9 anos de idade, tendo ingressado, aos 14 anos, na Escola Profissional Artística do Vale do Ave (ARTAVE).

É licenciado em Clarinete pela Escola Superior de Música de Lisboa; licenciado em Direção de Orquestra pela Escola Superior de Música de Lisboa; Mestre em Artes Musicais – Performance pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa; Mestre em Ensino da Música – Variante Instrumento e Música de Conjunto, pela Escola Superior de Artes Aplicadas – ESART; e estudou particularmente Direção de Orquestra com o Maestro Jean-Sébastien Béreau.

Foi laureado em concursos a nível nacional e internacional, destacando-se o 1º lugar no concurso de Música de Câmara na OPEM em 1999 em Castelo Branco e o Prémio de Melhor Músico Interprete de Música Contemporânea no Porto 2001 - Capital Europeia da Cultura.

Ao longo do seu percurso, foram várias as obras dedicadas a si da autoria dos compositores: Joaquim Gonçalves dos Santos, Hugo Ribeiro, Gonçalo Lourenço, Nuno Miguel Henriques, Paulo Cordeiro, Alexandre Almeida e Nelson Jesus.

Hélder Gonçalves conquistou um patamar de elevado destaque no panorama nacional, êxitos alcançados na área a Música que têm contribuído para a promoção e divulgação de Cabeceiras de Basto e contribuído para o aumento da imagem e do prestígio do nosso concelho, o que a Câmara Municipal volta a reconhecer e a enaltecer.
Scroll