Entrega de dossier de candidatura do Jogo do Pau a Património Imaterial
Documento foi entregue ontem ao diretor-geral do Património Cultural
20 de abril, 2022
O Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, acompanhado da vereadora Carla Lousada, entregou ontem, dia 19 de abril, em Lisboa, o dossier de candidatura do Jogo do Pau a Património Cultural Imaterial de Portugal ao diretor-geral do Património Cultural, João Carlos dos Santos.
Na deslocação a Lisboa, o edil Cabeceirense teve oportunidade para apresentar ao diretor e à subdiretora-geral, Rita Jerónimo, as linhas principais do dossier de candidatura do Jogo do Pau a Património Imaterial de Portugal.
Esta candidatura teve por base um Estudo Científico do Jogo do Pau com vista à sua classificação, estudo este enquadrado numa candidatura a fundos comunitários, através do NORTE 2020 – PROVERE, apresentada pela Comunidade Intermunicipal do Ave que visou destacar a Identidade do Minho.
O Jogo do Pau é uma arte tradicional portuguesa com raízes no Norte e, muito em especial, em comunidades agrícolas e campesinas. Cabeceiras de Basto mantém, atualmente, duas escolas em atividade que continuam a preservar esta arte.