Conteúdo

Presidente da Câmara no briefing da Proteção Civil

Avaliar a situação epidemiológica e o plano de vacinação no concelho

2 de dezembro, 2021
Presidente da Câmara no briefing da Proteção Civil
Realizou-se no passado dia 30 de novembro, na Casa do Tempo, o briefing da Comissão Municipal de Proteção Civil no âmbito do Plano Operacional Municipal - Covid-19 de Cabeceiras de Basto, com o objetivo de avaliar a situação epidemiológica e o plano de vacinação no concelho, reunião onde esteve presente o presidente da Câmara Municipal, Francisco Alves.
Marcaram igualmente presença nesta reunião representantes do Aces do Alto Ave e da Unidade de Saúde Pública, da Coordenação do Centro de Vacinação Covid de Cabeceiras de Basto, da GNR, da Delegação do Arco de Baúlhe da Cruz Vermelha Portuguesa, dos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses, do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto e do Serviço Municipal de Proteção Civil.

Durante o briefing foi lamentada a falta de informação do ACES do Alto Ave sobre o número de casos positivos, recuperados e outros de relevante interesse para as populações. Foi possível, no entanto, apurar que, à data, não se regista qualquer caso positivo ou em isolamento profilático nas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI), na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) existentes no concelho, bem como nos corpos ativos das Forças de Socorro e de Segurança locais.

Os presentes foram informados de que, desde outubro, decorre a administração da dose de reforço aos utentes com 65 ou mais anos de idade, profissionais dos serviços de saúde (públicos e privados) e de outros serviços prestadores de cuidados, utentes e profissionais de ERPI e RNCCI, bem como aos operacionais envolvidos no transporte de doentes.

Durante o briefing da Proteção Civil todos os intervenientes foram unânimes quanto ao processo de vacinação que se encontra a decorrer de forma “eficaz, cumprindo-se os objetivos e metas estipuladas”.

Foi, igualmente, reiterada a estreita articulação e coordenação entre todas as estruturas locais de saúde pública e saúde familiar, forças de socorro, autarquias locais e demais agentes de Proteção Civil que colocam, empenhadamente, os seus meios e recursos humanos ao serviço da população.
Scroll