Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Câmara Municipal aprova Voto de Pesar pelo falecimento de Jorge Sampaio

Antigo Presidente da República faleceu hoje 10 de setembro

10 de setembro, 2021
Dr. Jorge Sampaio
O Executivo Municipal de Cabeceiras de Basto aprovou hoje, dia 10 de setembro, por unanimidade, um Voto de Pesar pelo falecimento do antigo Presidente da República, Jorge Sampaio.
O Voto de Pesar apresenta o seguinte teor: “morreu hoje, dia 10 de setembro, o Dr. Jorge Sampaio, antigo Presidente da República que exerceu o distinto cargo entre março de 1996 e março de 2006. Foi Secretário-Geral do Partido Socialista entre 1989 e 1991, sendo atualmente Conselheiro de Estado.

Jorge Fernando Branco de Sampaio nasceu em Lisboa, em 18 de setembro de 1939. Licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, tendo desenvolvido uma persistente ação política de oposição à Ditadura, assumindo um papel de relevo na defesa de presos políticos no Tribunal Plenário de Lisboa.

Após a Revolução do 25 de Abril de 1974, foi um dos principais impulsionadores da criação do Movimento de Esquerda Socialista (MES). Em 1975 fundou a ‘Intervenção Socialista’, grupo constituído por políticos e intelectuais que viriam a desempenhar funções de relevo na vida pública e que desenvolveu um significativo trabalho de reflexão e renovação política.

Desempenhou, ao logo da sua vida, os mais altos cargos políticos no país. Foi nomeado em 2006 enviado especial para a Luta contra a Tuberculose pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Entre 2007 e 2013 foi o alto representante da ONU para a Aliança das Civilizações.

Jorge Sampaio presidia atualmente à Plataforma Global para os Estudantes Sírios, que o próprio fundou em 2013, com o objetivo de contribuir para a resposta à emergência académica que o conflito na Síria criara, deixando milhares de jovens sem acesso à educação.

Foi um dos maiores socialistas e democratas que mereceu várias condecorações e recebeu diversas distinções nacionais e estrangeiras.

Portugal perdeu hoje uma grande personalidade, um humanista e grande defensor dos direitos humanos.
Foi com enorme pesar que assistimos ao falecimento de Jorge Sampaio, político de relevo que teve um papel preponderante no fortalecimento da democracia em Portugal e que, para além de todos os cargos desempenhados já referidos, foi também autarca, presidindo à Câmara Municipal de Lisboa, entre 1989 e 1995.

A Câmara Municipal hoje reunida aprova um sentido voto de pesar pela morte do Dr. Jorge Sampaio
”.
Scroll