Câmara Municipal aprova Voto de Pesar pelo falecimento de Jorge Sampaio
Antigo Presidente da República faleceu hoje 10 de setembro
10 de setembro, 2021
O Executivo Municipal de Cabeceiras de Basto aprovou hoje, dia 10 de setembro, por unanimidade, um Voto de Pesar pelo falecimento do antigo Presidente da República, Jorge Sampaio.
O Voto de Pesar apresenta o seguinte teor: “morreu hoje, dia 10 de setembro, o Dr. Jorge Sampaio, antigo Presidente da República que exerceu o distinto cargo entre março de 1996 e março de 2006. Foi Secretário-Geral do Partido Socialista entre 1989 e 1991, sendo atualmente Conselheiro de Estado.
Jorge Fernando Branco de Sampaio nasceu em Lisboa, em 18 de setembro de 1939. Licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, tendo desenvolvido uma persistente ação política de oposição à Ditadura, assumindo um papel de relevo na defesa de presos políticos no Tribunal Plenário de Lisboa.
Após a Revolução do 25 de Abril de 1974, foi um dos principais impulsionadores da criação do Movimento de Esquerda Socialista (MES). Em 1975 fundou a ‘Intervenção Socialista’, grupo constituído por políticos e intelectuais que viriam a desempenhar funções de relevo na vida pública e que desenvolveu um significativo trabalho de reflexão e renovação política.
Desempenhou, ao logo da sua vida, os mais altos cargos políticos no país. Foi nomeado em 2006 enviado especial para a Luta contra a Tuberculose pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Entre 2007 e 2013 foi o alto representante da ONU para a Aliança das Civilizações.
Jorge Sampaio presidia atualmente à Plataforma Global para os Estudantes Sírios, que o próprio fundou em 2013, com o objetivo de contribuir para a resposta à emergência académica que o conflito na Síria criara, deixando milhares de jovens sem acesso à educação.
Foi um dos maiores socialistas e democratas que mereceu várias condecorações e recebeu diversas distinções nacionais e estrangeiras.
Portugal perdeu hoje uma grande personalidade, um humanista e grande defensor dos direitos humanos.
Foi com enorme pesar que assistimos ao falecimento de Jorge Sampaio, político de relevo que teve um papel preponderante no fortalecimento da democracia em Portugal e que, para além de todos os cargos desempenhados já referidos, foi também autarca, presidindo à Câmara Municipal de Lisboa, entre 1989 e 1995.
A Câmara Municipal hoje reunida aprova um sentido voto de pesar pela morte do Dr. Jorge Sampaio”.