Conteúdo

Câmara Municipal homenageou Frei Geraldo com entrega de Medalha de Ouro

Ilustre monge beneditino e historiador desenvolveu relevantes estudos sobre o Mosteiro de S. Miguel de Refojos

2 de agosto, 2021
Câmara Municipal homenageou Frei Geraldo com entrega de Medalha de Ouro
O V Seminário Internacional Ora et Labora ‘Refojos de Basto: Leituras, textos e autores beneditinos’ encerrou com a homenagem da Câmara Municipal a Frei Geraldo Coelho Dias que foi agraciado com a Medalha de Ouro. A cerimónia decorreu na tarde da passada sexta-feira, dia 30 de julho, na Casa do Tempo, onde se deslocaram familiares do monge que não pôde participar na homenagem por motivos de saúde.
Na singela cerimónia estiveram presentes o presidente da Assembleia Municipal de Cabeceiras de Basto, Joaquim Barreto, e o vice-presidente da Câmara Municipal, Mário Machado, que entregaram a Medalha de Ouro de Cabeceiras de Basto - Mérito Público a Teresinha Dias, irmã de Frei Geraldo.

Frei Geraldo Coelho Dias – ilustre monge beneditino e historiador – desenvolveu relevantes estudos, designadamente a investigação sobre o Mosteiro de S. Miguel de Refojos que ele próprio designou de ‘Jóia do Barroco em Terras de Basto’. Com a entrega da Medalha de Ouro a Câmara Municipal reconheceu, assim, o percurso de vida, a colaboração e contributo de Frei Geraldo no aprofundamento do conhecimento sobre a história, cultura e património locais.

“Pelo interesse e relevância dos estudos beneditinos publicados, mas também pelos contributos que nos deu, prestamos-lhe esta justa homenagem. Homenagem que é um dever de gratidão para com aqueles que connosco têm colaborado no aprofundamento do conhecimento sobre a nossa história”, destacou o presidente da Câmara Municipal na mensagem de abertura do V Seminário Internacional Ora et Labora.

Depois de felicitar a Câmara Municipal “por dar continuidade a este projeto (Seminário Internacional) que desvenda o passado e nos projeta no futuro”, o presidente da Assembleia Municipal manifestou a sua satisfação por “estar presente nesta cerimónia que homenageia o Frei Geraldo Coelho Dias – um ilustre monge beneditino que, como historiador, desenvolveu importantes estudos sobre o modus viendi da Ordem a que pertence, com especial destaque para a investigação feita sobre o Mosteiro S. Miguel de Refojos”, disse. E realçou “o Frei Geraldo é um amigo de Cabeceiras de Basto cujo legado ficará para sempre associado a esta terra, a este Mosteiro Beneditino e à Ordem que professou e devotadamente serviu”.
Scroll