Profissionais da comunicação e influenciadores visitaram concelho
Potencialidades de Cabeceiras de Basto são verdadeira “terra de encanto natural”
23 de junho, 2021
A vereadora do Desenvolvimento Económico, Carla Lousada, acompanhada de técnicos do Município e da Secretária Intermunicipal da CIM do Ave, Marta Coutada, acompanhou no domingo 20 de junho, a visita que uma comitiva composta por bloggers, jornalistas, instagramer e fotógrafos fez ao concelho no âmbito da ação promocional ‘PROVERE Minho INovação’ que decorreu em vários concelhos do Ave, Cávado e Alto Minho.
A iniciativa aconteceu entre os dias 18 e 20 de junho e teve como objetivo dar a conhecer as ações, iniciativas e projetos em curso no Minho, apoiados pelo Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos (PROVERE). A equipa integrava também técnicos da CCDR/Norte 2020 responsáveis pela gestão do PROVERE.
Nesta visita ao território e aos empreendimentos apoiados pelo programa comunitário PROVERE, o grupo pôde contactar com os agentes locais, promotores turísticos, autarcas e técnicos ficando a par das potencialidades do concelho de Cabeceiras de Basto, verdadeira “terra de encanto natural”.
Durante a estadia em Cabeceiras de Basto, o grupo participou numa ‘experiência gastronómica’ com a degustação de produtos endógenos, designadamente os ‘Miguelitos’ – o doce Cabeceirense – recentemente certificado, fez uma caminhada pela Ecopista do Tâmega – experiência de walking – com passagem pela zona fluvial do Caneiro, assistiu a uma demonstração do Jogo do Pau pela Associação S. João Baptista de Bucos e visitou o Núcleo Ferroviário de Arco de Baúlhe, sede do Museu das Terras de Basto.
De salientar que a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto tem em curso vários projetos infraestruturais e imateriais enquadrados na Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE MINHO INOVAÇÃO, designadamente: a ‘Renaturalização das margens do rio de Ouro no lugar de Caneiro’, no Arco de Baúlhe; a criação da ‘Quinta Interpretativa de Cabeceiras de Basto’ que está em fase de procedimento concursal; a prossecução do ‘Parque de Campismo de Cabeceiras de Basto’ que se encontra em execução; a classificação do ‘Jogo do Pau’ a Património Cultural Imaterial com investigação em curso para a candidatura do inventário a Património Imaterial; a criação de uma ‘obra de arte em lã’, trabalho que foi já apresentado no dia 18 de maio pela artista Patrícia Oliveira; a realização da conferência ‘O Minho nas mãos da Mulheres de Bucos’, iniciativa que se realizará no dia 25 de junho, na Casa da Lã; o projeto ‘Cabeceiras Natureza e Água’ que se encontra em execução; a certificação dos ‘Miguelitos’; bem como a iniciativa ‘Saberes e sabores da aldeia’ que foi adiada devido à pandemia Covid-19.
O projeto Minho Inovação é uma Estratégia de Eficiência Coletiva (EEC), isto é, uma parceria que tem como objetivo transformar os recursos únicos, inimitáveis e diferenciadores do Minho de baixa densidade em valor e em emprego.
Promove o desenvolvimento do território com características similares, de forma a alavancar o investimento e a atrair novos investidores para o território, atenuando a sazonalidade turística e melhorando a notoriedade do destino turístico e da marca Minho.