Conteúdo

Alunos do 7.º ano do Arco de Baúlhe recriam painéis azulejares

Da fachada do Núcleo Ferroviário do Arco de Baúlhe

8 de junho, 2021
Alunos do 7.º ano do Arco de Baúlhe recriam painéis azulejares
No passado mês de maio, para assinalar o Dia Nacional do Azulejo, a professora de Educação Visual da Escola Básica de Arco de Baúlhe, Rosário Gomes Coelho, propôs aos alunos do 7º ano a representação de azulejos da fachada do edifício principal do Núcleo Ferroviário de Arco de Baúlhe, trabalho proposto no âmbito do conteúdo ‘Módulo e Padrão’.
O mosaico foi a técnica utilizada pelos alunos, que reaproveitaram o papel colorido das folhas das revistas, para a concretização dos trabalhos propostos. Ana Margarida Andrade, Lara Batista, Francisco Pires, Julieta Carvalho, Ana Flor Teixeira, Leonor Gil Oliveira, Sara Andrade Carvalho, Tiago Gonçalves, Carolina Carvalho e Pedro Gonçalves foram os alunos que recriaram, de forma criativa e bela, os painéis azulejares da fachada do Núcleo Ferroviário do Arco de Baúlhe.

É desde cedo, designadamente na comunidade educativa, que os mais novos começam a ser sensibilizados para a preservação do património seja ele material ou imaterial. Conhecer o património do meio em que estamos inseridos é o primeiro passo para preservarmos esse legado e o salvaguardarmos.

Através deste desafio da professora Rosário Coelho para a recriação do azulejo português, os alunos passaram, certamente, a ver o património histórico na perspetiva da valorização motivada pela reflexão que o trabalho desenvolvido implicou. Um importante contributo não só para a formação dos alunos, como também para o seu enriquecimento pessoal.

De salientar que os painéis azulejares que se encontram na estação foram produzidos por A. Lopes, na fábrica de loiça Sant'Anna, em Lisboa, em 1940, tal como se pode ler na inscrição que se encontra na fachada poente do edifício da estação.
Scroll