Presidente da Câmara Municipal entregou mais apoios
30 apoios a fundo perdido a empresas e um apoio financeiro a uma família
15 de abril, 2021
O presidente da Câmara, Francisco Alves, acompanhado da vereadora do Desenvolvimento Económico, Carla Lousada, entregou dia 14 de abril, mais 31.500,00 euros a 30 empresas e/ou empresários em nome individual que dão emprego a 38 trabalhadores. Os apoios decorrem das candidaturas ao Programa #CabeceirasCuida (Medida de Apoio a Fundo Perdido - Eixo 1 – Apoio Extraordinário às Empresas).
Foram já entregues pela edilidade Cabeceirense apoios no montante global de 168 mil euros a um total de 146 empresas que empregam 228 pessoas, estando em processo de análise várias dezenas de outras candidaturas.
No âmbito do Fundo de Apoio Social às Famílias, o presidente da Câmara Municipal entregou ontem, também, um apoio a uma família com comprovada quebra temporária dos seus rendimentos de trabalho, devido à pandemia COVID-19.
O Fundo de Apoio Social, renovado até 30 de junho 2021, com um montante de 50 mil euros, destina-se a apoiar as famílias residentes em Cabeceiras de Basto que comprovem quebra temporária dos seus rendimentos de trabalho entre março de 2020 e o mês anterior ao da apresentação da candidatura, e que dessa quebra resulte um rendimento mensal médio per capita igual ou inferior ao valor do indexante do IAS (438,81 €, em 2020).
O cálculo do apoio financeiro a conceder será obtido através do resultado mensal correspondente a 20% do valor da renda da habitação permanente ou da prestação mensal de crédito à habitação própria, acrescido de 20% dos custos médios da faturação de energia elétrica da mesma habitação calculada entre os meses de abril de 2020 e o mês anterior à apresentação de candidatura. Os apoios terão um limite máximo mensal de 100 euros que será multiplicado por quatro meses, apurando-se assim o apoio financeiro total a conceder. Para beneficiar desta medida, os requerentes deverão solicitar o apoio através de formulário próprio.
Os apoios extraordinários às empresas e às famílias a fundo perdido têm como objetivo minimizar as consequências da pandemia, acudindo a situações de emergência económica e empresarial.