Entrega de prémios aos vencedores do Concurso Literário Conto Infantil
Concurso Literário tem como objetivo divulgar e promover novos talentos literários a nível nacional
26 de março, 2021
Realizou-se ontem à noite, 25 de março, a sessão simbólica virtual de entrega de prémios aos vencedores do XIV Concurso Literário Nacional - Conto Infantil de Cabeceiras de Basto. Em 1.º lugar classificou-se Sara de Athouguia Filipe, residente em Carnaxide, com o conto intitulado ‘Chocolates na Gaveta’ (prémio de 600 euros).
Em 2.º lugar Bárbara Gomes Soares, residente na Amadora, com o conto ‘A Máquina de Fazer Cores’ (prémio de 350 euros) e em 3.º lugar António Carlos Portela de Santana, residente em Armamar, com o conto ‘A Avestruz da Uz’ (prémio de 250 euros).
A Menção Honrosa/Melhor Jovem Escritor foi entregue a Sara Sofia César Candeias, de 11 anos de idade, residente em Elvas, com o conto ‘A História de Um Nome’ (prémio de 200 euros).
O presidente da Câmara Municipal, Francisco Alves, deu os parabéns aos vencedores, oriundos de Carnaxide, Amadora, Armamar e Elvas, destacando o facto de o concurso ter esta dimensão nacional, iniciativa a que o Município dá especial importância. Com efeito, o Concurso Literário tem como objetivo divulgar e promover novos talentos literários, estimulando o gosto pela escrita e pela leitura, valorizando a expressão literária e divulgando novos autores. Simultaneamente, este concurso determina, no seu regulamento, que os contos façam alusão à cultura, história, património, gentes e lugares de Cabeceiras de Basto nos termos das normas de participação definidas para cada edição, com vista à divulgação e promoção desta Terra de Basto. Francisco Alves enalteceu, ainda, a apresentação a este concurso de belíssimos contos infantis originais, criativos e de grande qualidade literária.
A vereadora da Cultura, Carla Lousada, que deu as boas-vindas aos participantes/vencedores, agradeceu a presença e disponibilidade de todos para participarem nesta sessão online, revelando que o júri destacou a excelente qualidade da generalidade dos contos a concurso mas muito especialmente os quatro que foram distinguidos.
Na oportunidade, os vencedores louvaram a iniciativa da Câmara Municipal, salientando as poucas oportunidades existentes a nível nacional desta natureza, especialmente para o conto infantil. O desafio de escrever um conto com referência a Cabeceiras de Basto permitiu-lhes pesquisar e investigar sobre a história do Mosteiro de S. Miguel de Refojos (tema desta edição), despertando em cada concorrente o interesse em visitar Cabeceiras de Basto.
A terminar a sessão online, o presidente da Câmara Municipal agradeceu ao júri do concurso – composto pelos professores Joaquim Jorge Carvalho, José Manuel Barroso e Beatriz Mendes – pelo contributo dado na análise e avaliação dos trabalhos apresentados.
De referir que a Câmara Municipal já editou duas coletâneas que reuniram os contos vencedores de edições anteriores.