Na sequência do agravamento da situação de emergência provocada pela pandemia Covid-19, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto implementou o Programa Municipal de Apoio à Fileira Turística com o objetivo de criar medidas de exceção de apoio à fileira turística que contribuam para minorar os impactos da pandemia.
O turismo, no qual se enquadra o setor da restauração, tem sido fortemente afetado e prejudicado com as medidas restritivas que têm vindo a ser implementadas no sentido de travar a propagação da doença, obrigando os estabelecimentos de restauração a fechar portas e/ou a implementar o serviço em regime de take away.
Nesse sentido e cumprindo a sua missão de apoiar os empresários do concelho, a Câmara Municipal irá suportar os custos associados às embalagens utilizadas para acondicionar as refeições servidas em take away, iniciativa que decorre da Medida 3.2 – Programa de apoio à restauração (Ação 3.2.5), Eixo 3 do Programa Municipal de Apoio à Fileira Turística, que visa adquirir e fornecer aos restaurantes as embalagens para o serviço de take away. Esta ação pretende dar um impulso à economia, fomentando em simultâneo o consumo.
Todos os proprietários dos restaurantes do concelho de Cabeceiras de Basto, interessados em receber as embalagens para o serviço de take away, devem enviar o seu pedido para o endereço eletrónico
pturismo@cabeceirasdebasto.pt até ao próximo dia 22 de fevereiro, procedendo posteriormente a autarquia à sua distribuição.
A Câmara Municipal apela, assim, aos proprietários dos restaurantes do concelho para que remetam o seu pedido para o referido email, e, desta forma, possam receber as embalagens, permitindo que os seus clientes continuem a saborear, em suas casas, aquilo que de melhor se confeciona em Cabeceiras de Basto.
O concelho Cabeceirense é ‘dono’ de uma gastronomia de excelência, repleta de sabores sublimes, onde não faltam as carnes certificadas, o vinho verde, o mel e a doçaria variada, produtos estes que integram as ementas e cartas dos restaurantes locais.