Exercício «A Terra Treme» realizou-se em Cabeceiras de Basto
O objetivo é chamar a atenção para o risco sísmico e os comportamentos a adotar
6 de novembro, 2020
Cerca de 200 alunos, professores e auxiliares do Externato de S. Miguel de Refojos participaram ontem, dia 5 de novembro, no exercício ‘A Terra Treme’ dinamizado, em Cabeceiras de Basto, pelo Comando Distrital da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil de Braga (CDOS de Braga).
A iniciativa foi promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil com o principal objetivo de chamar a atenção para o risco sísmico, bem como para a importância de comportamentos que os cidadãos devem adotar nesta situação.
Nesta ação de âmbito nacional participaram o 2.º Comandante do CDOS de Braga, Rui Costa, o Coordenador Municipal de Proteção Civil de Cabeceiras de Basto, Luís Freitas, o Comandante dos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses, Duarte Ribeiro, e o representante da Delegação do Arco de Baúlhe da Cruz Vermelha Portuguesa, Sérgio Nunes.
Antes do exercício propriamente dito foram realizadas ações de sensibilização junto de duas turmas do 12.º ano, seguindo-se a simulação dos “três gestos que salvam” – BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR – durante 1 minuto, em que participaram todos os alunos, professores e auxiliares daquele estabelecimento de ensino.
A iniciativa obedeceu às orientações da Direção-geral da Saúde, tendo em conta a situação pandémica associada à Covid 19 que vivemos.